sexta-feira, 14 de abril de 2017

A ESCOLA DA VIDA: Lições importantes para nossa caminhada de fé - 3 Parte


Êxodo 16:16-31
3 Parte

OBEDEÇA ÀS INSTRUÇÕES DE DEUS

Versículo chave: “Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” Êx 16:28

Ao acompanhar as atividades dos israelitas, descobrimos certas verdades importantes que nos ajudam em nossa caminhada de fé.
Que verdades são essas? (Espere provações, Confie que Deus suprirá as necessidades, Obedeça as instruções de Deus)
# Na semana passada estudamos sobre: Confiar em Deus pois ele suprirá as suas necessidades. E hoje nós veremos a segunda lição importante para nossa caminhada de fé. “Obedeça às instruções de Deus”
Uma vez que Deus não é autor de confusão (1 Co 14:33), sempre que começa alguma coisa nova, dá-nos as instruções necessárias para que o empreendimento seja bem sucedido. Se obedecermos às instruções, ele nos abençoará, mas se desobedecermos, enfrentaremos decepções e disciplina. O principio ainda é o mesmo: “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (1 Co 14:40).
O nosso estudo está dividido nas três ordens que Deus deu a povo: Sobre a coleta do maná, Sobre guardar o maná e Sobre o Maná para o sábado.
Dentro dessas três ordens nós vamos tirar algumas lições.
Vejamos então:

III. OBEDEÇA AS INSTRUÇÕES DE DEUS
A. Sobre a Coleta do Maná (vv. 18, 21)
1 – os israelitas receberam instruções para recolher o maná diariamente, mas apenas o que cada pessoa da família poderia comer (v.16). Um ômer era uma medida para alimentos secos equivalente a cerca de dois litros.
2 – O maná era nutritivo, pois sustentava um adulto durante um dia de marcha pelo deserto.
3 – Os membros de cada família juntavam seus suprimentos diariamente e nunca havia escassez de alimento (lembrando que Deus supria as necessidades).
4 – Um detalhe interessante e é deste ponto que eu quero mostrar aos irmãos nossa primeira lição: Que parte do dia os israelitas tinham que colher o maná? Era importante que os israelitas se levantassem cedo para recolher o maná, pois o sol quente do deserto o derretia (v. 16)
# no acampamento de Israel, não havia lugar para o preguiçoso que ficava na cama enquanto os outros recolhiam seu alimento.
# aqui encontramos nossa lição: Devemos começar o dia com o Senhor, recolhendo o alimento espiritual da Palavra, pois se nos demorarmos para encontrar com Deus, o dia ficará ocupado demais, repleto de distrações, e acabaremos sofrendo de desnutrição espiritual.
5 – vejamos alguns madrugadores da Bíblia:
a. Abraão - Gn 19:27
b. Moisés – Êx 24:4
c. Jó – Jó 1:5
d. Jesus – Mc 1:35
Deus disse para o povo que eles deveriam buscar o maná pela manhã e vimos que o melhor que podemos fazer para o bem de nossa vida espiritual é buscar logo pela manhã a face do Senhor.
S. T. Vejamos agora a segunda ordem:
B. Sobre guardar o maná (vv. 19, 21)
1 – Talvez algum preguiçoso quisesse guardar o maná para que pudesse no outro dia dormir até mais tarde.
2 – Alguns tentaram guardar o alimento, de qualquer forma, e ele azedou, cheirou mal e deu bichos, e tiveram que jogar fora (v. 20).
3 – Essas pessoas estavam vivendo de modo contrário às ordens de Deus. Deus disse que supriria diariamente e eles teriam que confiar. Não vale a pena ir contra a aquilo que Deus diz em sua Palavra e contra o exemplo que ele dá em sua criação.
# diante dessa realidade que o povo viveu de não confiar e também não obedecer a Deus, vemos que o povo estava querendo se alimentar do seu próprio jeito, ou até mesmo querendo escolher os dias para buscar o alimento.
# Aqui encontramos uma outra lição: não podemos acumular a Palavra nem tentar viver às custas do alimento espiritual de ontem. Você tem se alimentado da Palavra fora dos dias de culto? Um exemplo: o plano de leitura diária da Bíblia funciona mais ou menos assim, você lê durante a semana 3 capítulos e no final de semana você lê 7 capítulos. Ai o que acontece: vou ler 6 na segunda pois aí na terça eu não preciso. E ai você ainda diz que leu a Bíblia a semana inteira. O alimento deve ser diário. O alimento espiritual não é acumulativo, você precisa diariamente de vitamina B (Bíblia).
# irmãos é muito bom ouvir a Palavra na igreja. Na semana da conferência como foi bom ouvir a Palavra. Como disse é bom ouvir na igreja, mas precisamos de maná fresco a cada dia, se desejamos ser cristãos saudáveis. Não existe substituto para um tempo diário a sós com Deus em que recolhamos o alimento da sua Palavra.
Deus disse que todos os dias pela manhã os israelitas tinham que buscar o alimento. Assim nós cristãos pela manhã já devemos nos alimentar da Palavra.
S. T. Vejamos agora a terceira ordem:
C. Sobre o maná para sábado (vv. 22-31)
1 – no v. 23 o sábado é mencionado pelo nome pela primeira vez nas Escrituras. Em Gn 2:1-3, é chamado de dia sétimo, e traz a memória o descanso do Senhor depois de seis dias de criação. Os hebreus foram ensinados a observar o sábado mesmo antes de Deus dar a Moisés os dez mandamentos.
2 – Para que não tivessem de trabalhar no sábado, os israelitas deviam preparar suas refeições com antecedência, e isso incluía a coleta do maná. Somente no sexto dia tinham o direito de recolher o dobro do maná, e tudo o que guardassem não estragaria.
# aprendamos aqui outra lição: façam as coisas com antecedência. Procure sempre se programar para que nada atrapalhe o seu tempo com Deus e a sua chegada na igreja.
# mais uma lição: obediência exige fé. A questão da conservação, o povo como havia visto que quando guardaram o maná ele estragou, por isso acharam que estragaria de novo. A diferença era que agora Deus tinha mandado. Se Deus mandou pode fazer com segurança. Obediência requer fé.
Através da coleta do maná Deus estava testando seu povo para lei que ele estava preste a dar. Se não podiam obedecer a algo simples, como a coleta de maná seis dias por semana, como obedeceriam aos estatutos e leis que Moisés traria do Sinai?
Que você como cristão possa:
# Começar o dia com o Senhor.
# Não podemos viver do alimento espiritual de ontem. Todos os dias você deve se alimentar da Palavra.
# Faça as coisas com antecedência. Se programe sempre para não atrapalhar o seu tempo com Deus e a sua chegada na igreja.

# Obediência exige fé.

A ESCOLA DA VIDA: Lições importantes para nossa caminhada de fé - 2 parte


Êxodo 16:4-18
2 Parte
Versículo chave: “ E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces.” (Êxodo 15:25ª)
Ao acompanhar as atividades dos israelitas, descobrimos certas verdades importantes que nos ajudam em nossa caminhada de fé.
Que verdades são essas? (Espere provações, Confie que Deus suprirá as necessidades, Obedeça as instruções de Deus)
# Na semana passada estudamos sobre: espere provações. E hoje nós veremos a segunda lição importante para nossa caminhada de fé. “Confie que Deus suprirá as necessidades.”
Algumas definições:
Maná: Símbolo da providência de Deus; Alimento miraculoso que sustentou a caminhada de Israel no deserto. O maná era pequeno como uma semente, mas seu sabor era doce como o mel (Êx 16:31).
Ômer (v.18): era uma medida de cevada (aprox. 2,2l) os judeus levavam ao Templo de Jerusalém no segundo dia da Páscoa.
Murmurar: dizer mal, conceber mau juízo, conversar difamando ou desacreditando.
Frase em destaque: “Porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações.” Aparece por duas vezes no texto.
Lições importantes para nossa caminhada de fé. Ao acompanhar as atividades dos israelitas, descobrimos certas verdades importantes que nos ajudam em nossa caminhada de fé.

II. CONFIE QUE DEUS SUPRIRÁ AS NECESSIDADES (Êx 16:4-18)
COMO?
1. Relembrando as promessas de Deus (vv. 4, 5, 8, 11, 12)
Vivemos de promessas e não de explicações.
Quando sofremos, qual é a reação mais comum? Perguntar “Por que?”
“Quando fazemos essa pergunta a Deus, estamos assumindo sua posição como se ele tivesse que prestar contas a nós.” Deus é soberano.
Será que se Deus explicasse tudo seriamos capazes de compreender tudo perfeitamente e nos sentir melhor?
Exemplo de Jó: Jó queria se encontrar com Deus para fazer algumas perguntas, mas quando o Senhor o encontra, Jó não pergunta coisa alguma (Jó 40:1-5). A sabedoria de Deus é muito elevada.
“As explicações não saram corações quebrantados, mas as promessas sim, pois estas dependem da fé e a fé nos coloca em contato com a graça de Deus.”
 2. Glorificando a Deus vivendo pela fé (vv. 6, 7, 9, 10)
“o justo viverá pela fé” (Hc  2:4, Rm 1:17)
Como vimos na semana passada uma das maiores preocupações dos ser humano é beber, comer e vestir. Neste caso agora a pergunta era o que vamos comer? Podemos notar que eles ainda não haviam aprendido, continuavam se preocupando com seus próprios deleites e não em glorificar a Deus.
Às vezes temos a ideia de que só dá pra glorificar a Deus quando tudo está indo bem. Devemos lembrar que Deus também deve ser glorificado quando as coisas não estão bem.
Paulo: “Eu sei em quem tenho crido” (2 Tm 1:12)
“Sempre que andarmos pela fé glorificaremos ao Senhor e daremos honra a seu nome”
A nossa atitude deve ser: “Senhor, o que posso aprender com essa situação?”
“Deus permite as provações para que possa construir em seus filhos um caráter piedoso e nos tornar mais semelhantes a Cristo. A piedade não é resultado automático da leitura de livros e de frequência a reuniões; também significa levar os fardos, combater nas batalhas e sentir dor.”
3. Observando a fidelidade de Deus (vv. 13-15)
Naquela tarde, as codornizes voaram sobre o acampamento de Israel e o povo apanhou-as e cozinhou-as. Haviam pedido carne e o Senhor proveu. Mas o que aconteceu na manhã seguinte foi inédito, o maná apareceu no orvalho sobre o chão.
A palavra maná vem da pergunta que eles fizeram pela manhã: “que é isto?” (em hebraico, man hu).
Irmãos o que nós vemos aqui é que Deus preparou para o povo uma mesa no deserto (Salmo 78:17-25).
O maná durou até o dia em que a nova geração entrou na terra prometida.
Conclusão:
Entendemos diante deste estudo que podemos sim confiar que Deus suprirá nossas necessidades.

Deus queria ensinar essa lição para o povo, lição que nós também podemos aprender e viver.

A ESCOLA DA VIDA: Lições importantes para nossa caminhada de fé


Êxodo 15:22-27
1 Parte
Versículo chave: “ E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces.” (Êxodo 15:25ª)
“Não orem pedindo por uma vida fácil. Orem pedindo para ser homens e mulheres mais fortes. Não orem pedindo tarefas que estejam de acordo com seu poder. Orem pedindo poder à altura de suas tarefas.”
Esse sábio conselho vem do pregador norte americano Philips Brooks (1835-1893). Esse homem disse essas palavras para a sua congregação em Boston, talvez tivesse em mente o povo de Israel, pois sempre que as coisas ficavam difíceis, os israelitas começavam a murmurar e falavam em voltar para o Egito.
Ao acompanhar as atividades dos israelitas, descobrimos certas verdades importantes que nos ajudam em nossa caminhada de fé.
Que verdades são essas? (Espere provações, Confie que Deus suprirá as necessidades, Obedeça as instruções de Deus)
I. ESPERE PROVAÇÕES (15:22-16:3)
Andrew Bonar disse: “Estejamos tão alertas depois da vitória quanto antes da batalha.”
Foi isso que aconteceu com a nação de Israel. Saíram do mar vermelho e acharam que os problemas tinham ficado no mar.
“A vida cristã é uma jornada durante a qual devemos aprender novas lições e lutar novas batalhas.”
As novas lutas são para o nosso amadurecimento e para glorificarmos a Deus.
Então vamos lá:
Qual foi a primeira provação?
Que havemos de beber? (15:22-27)
Qual é a maior preocupação do ser humano? Beber, comer e vestir. Veja como é interessante, o povo de Israel estava pensando assim também, e por conta disse não estavam pensando em como eles iriam agradar a Deus.
De acordo com Jesus essa perguntas revelavam um coração ansioso e não um coração que confia (Mt 6:21, 25-33) e isso pode levar a todos os tipo de problemas.
Por que Deus nos prova?
Deus nos prova para que conheçamos o nosso coração. Deus prova o seu povo não porque ele não conhece o coração deles, mas porque eles não conheciam seu próprio coração.
É muito comum as pessoas dizerem: “sei bem o que há em meu coração”, mas se esquecem de que “enganoso é o coração, mais que todas as coisas e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9)
Deus nos prova para estimular o crescimento espiritual e para extrair o que há de melhor em nós.
O diabo nos tenta a fim de extrair o que há de pior em nós e de estimular a imaturidade espiritual.
Nossa atitude diante das dificuldades determina o rumo de nossa vida, pois aquilo que a vida nos faz depende daquilo que ela encontra em nós. Se confiamos em Deus e obedecemos à sua Palavra, seremos aprovados e cresceremos; mas se, em nossa incredulidade, nos queixamos e desobedecemos ao Senhor, somos reprovados e continuamos imaturos.
Problemas que podemos ter na provação
Murmuração e reclamação (16:2)
Enquanto Deus os provava, eles o tentavam com suas atitudes e palavras. “Tentar a Deus” significa: adotar deliberadamente, uma postura desobediente e desafiar o Senhor a agir.
Amados irmãos, Deus é longânimo, e bondoso, mas por vezes, precisa dar umas palmadas para ensinar seus filhos a se comportarem.
A murmuração não resolve os problemas, e se tentamos fugir dos problemas o encontraremos em outro lugar.
Você vai notar que o coração do povo não estava nada bem com Deus. Você nota, pois eles lembravam das coisas que comiam no Egito, mas não lembravam dos milagres que Deus havia operado.
Ponto chave: Moisés mostrou ao povo o caminho da fé (15:25)
Diante das provações que devemos esperar, o melhor caminho é a fé. E a fé que seria demonstrada aqui seria a obediência ao Senhor.
O Senhor resolve os nossos problemas mudando toda a situação. Deus pode resolver transformando a água amarga em água doce ou nos dando graça para suportar sem murmuração.
Deus providenciou uma árvore para que as águas se tornassem doce e ai então o problema seria resolvido.
O que Deus fez para resolver os nossos problemas? Enviou Jesus. E o próprio Jesus diz devemos ter bom animo, e que nós podemos nos achegar a eles, pois ele leva os nossos fardos.
Conclusão:

Se a vida fosse feita só de provas, ficaríamos desanimados. Se a vida fosse feita só de prazeres, jamais aprenderíamos a disciplina e nem desenvolveríamos nosso caráter. O Senhor sabe como equilibrar as experiências da vida, pois ele levou seu povo a Elim, onde encontraram água em abundância e puderam descansar. Sejamos gratos porque o Senhor nos dá bênçãos suficientes para nos animar e fardos suficientes para nos tornar humildes, e porque sabe quanto podemos suportar.

O PODER DE DEUS


Êxodo 14:15:31
Você confia neste poder?

Introdução
Após Moisés dizer para o povo “NÃO TEMAIS”, ESTAIS QUIETOS e vede o livramento do Senhor que pelejaria pela nação. Moisés ainda disse: “E VÓS VOS CALAREIS”. Como teria sido fácil chorar, murmurar e criticar Moisés, mas nenhuma dessas coisas teria ajudado o povo a sair daquela situação. A incredulidade gera murmuração, mas a fé leva à obediência e traz glória para o Senhor.  Que motivos temos para não confiar no seu poder quando temos a maravilhosa promessa de que “O SENHOR PELEJARÁ POR VÓS”. Moisés clama a Deus e Deus o responde de uma maneira interessante: “Porque clamas a Mim? Dize aos filhos de Israel que Marchem. Entendemos aqui que Deus queria que Moisés e o povo confiasse no seu poder.
Existem muitas pessoas que creem em Deus, mas apenas na sua existência e não em seu poder. Você pergunta para as pessoas você crê que Deus existe? Elas dizem sim. Mas e no que ele pode fazer? Aí você já encontra muitas pessoas que duvidam do que ele é capaz de fazer. A reposta para isso é porque não conhecem bem a Deus.
A Nação de Israel havia se esquecido de quem era Deus e precisavam lembrar. Deus estava pronto para mostrar para eles que era o Deus todo poderoso. E ele faz isso de uma maneira especial.
Nós já estudamos alguns textos atrás que falam justamente da saída do povo do Egito. Estudamos sobre: DEUS NOS GUIA DE MANEIRA EXCELENTE; VIMOS LIÇÕES PÓS EGITO. E HOJE QUERO FALAR SOBRE O PODER DE DEUS MANIFESTADO.

Todo cristão deve confiar no poder de Deus. De que forma o poder de Deus é manifestado?

I. O MAR NÃO ERA UM PROBLEMA PARA DEUS (V.15)
1. Já parou para pensar que seus problemas podem ser um problema para você e não para Deus? Que ele não teria dificuldade nenhuma para resolver? O que você deve fazer então? Confiar que ele tem poder para resolver. Diga ao povo que marchem!
2. Marchar para onde, para o mar? Sim para o Mar. O mar era um problema para os israelitas, mas não era um problema para Deus.
3. Diante dos problemas que temos ou que teremos, devemos encarar cientes de que Deus há de fazer uma grande obra.
4. Assim como Deus prometeu livrar Israel, ele prometeu nos livrar. (1 Co 10:13)

II. A PROTEÇÃO DE DEUS ERA COMPLETA (19-20)
1. A coluna posicionou-se entre Israel e os egípcios, indicando que Deus havia se tornado uma muralha de proteção entre seu povo e seus inimigos.
2. Já vimos que o Senhor jamais abandonou o povo. Sempre guiando. E nesta ocasião protegendo o povo.
Quando temos fé nas promessas de Deus, temos paz em nosso coração.
A fé é o medo não podem viver juntos no mesmo coração, pois uma coisa destrói a outra. A verdadeira fé depende daquilo que Deus diz e não daquilo que vemos ou da maneira como nos sentimos. (Warren W. Wiersbe)
Alguém disse, muito corretamente, que fé não é crer apesar das evidências - isso é superstição - mas sim obedecer apesar das consequências.

III. O PODER DE DEUS FOI RECONHECIDO POR FARAÓ E SEU EXÉRCITO (23-25)

“Então disseram os egípcios: fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios”.
Queridos irmãos os egípcios reconheceram o poder de Deus. Se eles reconheceram, por que razão nós duvidaríamos?
O mesmo problema que Israel enfrentou durante a sua história, muitos enfrentam. Os inimigos muitas vezes reconhecem mais o poder de Deus do que nós. Muitos inimigos de Israel

IV. O PODER DE DEUS FOI RECONHECIDO POR ISRAEL  (v. 31)

“E viu Israel a grande mão que o senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo”.