sexta-feira, 14 de abril de 2017

O PODER DE DEUS


Êxodo 14:15:31
Você confia neste poder?

Introdução
Após Moisés dizer para o povo “NÃO TEMAIS”, ESTAIS QUIETOS e vede o livramento do Senhor que pelejaria pela nação. Moisés ainda disse: “E VÓS VOS CALAREIS”. Como teria sido fácil chorar, murmurar e criticar Moisés, mas nenhuma dessas coisas teria ajudado o povo a sair daquela situação. A incredulidade gera murmuração, mas a fé leva à obediência e traz glória para o Senhor.  Que motivos temos para não confiar no seu poder quando temos a maravilhosa promessa de que “O SENHOR PELEJARÁ POR VÓS”. Moisés clama a Deus e Deus o responde de uma maneira interessante: “Porque clamas a Mim? Dize aos filhos de Israel que Marchem. Entendemos aqui que Deus queria que Moisés e o povo confiasse no seu poder.
Existem muitas pessoas que creem em Deus, mas apenas na sua existência e não em seu poder. Você pergunta para as pessoas você crê que Deus existe? Elas dizem sim. Mas e no que ele pode fazer? Aí você já encontra muitas pessoas que duvidam do que ele é capaz de fazer. A reposta para isso é porque não conhecem bem a Deus.
A Nação de Israel havia se esquecido de quem era Deus e precisavam lembrar. Deus estava pronto para mostrar para eles que era o Deus todo poderoso. E ele faz isso de uma maneira especial.
Nós já estudamos alguns textos atrás que falam justamente da saída do povo do Egito. Estudamos sobre: DEUS NOS GUIA DE MANEIRA EXCELENTE; VIMOS LIÇÕES PÓS EGITO. E HOJE QUERO FALAR SOBRE O PODER DE DEUS MANIFESTADO.

Todo cristão deve confiar no poder de Deus. De que forma o poder de Deus é manifestado?

I. O MAR NÃO ERA UM PROBLEMA PARA DEUS (V.15)
1. Já parou para pensar que seus problemas podem ser um problema para você e não para Deus? Que ele não teria dificuldade nenhuma para resolver? O que você deve fazer então? Confiar que ele tem poder para resolver. Diga ao povo que marchem!
2. Marchar para onde, para o mar? Sim para o Mar. O mar era um problema para os israelitas, mas não era um problema para Deus.
3. Diante dos problemas que temos ou que teremos, devemos encarar cientes de que Deus há de fazer uma grande obra.
4. Assim como Deus prometeu livrar Israel, ele prometeu nos livrar. (1 Co 10:13)

II. A PROTEÇÃO DE DEUS ERA COMPLETA (19-20)
1. A coluna posicionou-se entre Israel e os egípcios, indicando que Deus havia se tornado uma muralha de proteção entre seu povo e seus inimigos.
2. Já vimos que o Senhor jamais abandonou o povo. Sempre guiando. E nesta ocasião protegendo o povo.
Quando temos fé nas promessas de Deus, temos paz em nosso coração.
A fé é o medo não podem viver juntos no mesmo coração, pois uma coisa destrói a outra. A verdadeira fé depende daquilo que Deus diz e não daquilo que vemos ou da maneira como nos sentimos. (Warren W. Wiersbe)
Alguém disse, muito corretamente, que fé não é crer apesar das evidências - isso é superstição - mas sim obedecer apesar das consequências.

III. O PODER DE DEUS FOI RECONHECIDO POR FARAÓ E SEU EXÉRCITO (23-25)

“Então disseram os egípcios: fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios”.
Queridos irmãos os egípcios reconheceram o poder de Deus. Se eles reconheceram, por que razão nós duvidaríamos?
O mesmo problema que Israel enfrentou durante a sua história, muitos enfrentam. Os inimigos muitas vezes reconhecem mais o poder de Deus do que nós. Muitos inimigos de Israel

IV. O PODER DE DEUS FOI RECONHECIDO POR ISRAEL  (v. 31)

“E viu Israel a grande mão que o senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário