sexta-feira, 14 de abril de 2017

A ESCOLA DA VIDA: Lições importantes para nossa caminhada de fé


Êxodo 15:22-27
1 Parte
Versículo chave: “ E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces.” (Êxodo 15:25ª)
“Não orem pedindo por uma vida fácil. Orem pedindo para ser homens e mulheres mais fortes. Não orem pedindo tarefas que estejam de acordo com seu poder. Orem pedindo poder à altura de suas tarefas.”
Esse sábio conselho vem do pregador norte americano Philips Brooks (1835-1893). Esse homem disse essas palavras para a sua congregação em Boston, talvez tivesse em mente o povo de Israel, pois sempre que as coisas ficavam difíceis, os israelitas começavam a murmurar e falavam em voltar para o Egito.
Ao acompanhar as atividades dos israelitas, descobrimos certas verdades importantes que nos ajudam em nossa caminhada de fé.
Que verdades são essas? (Espere provações, Confie que Deus suprirá as necessidades, Obedeça as instruções de Deus)
I. ESPERE PROVAÇÕES (15:22-16:3)
Andrew Bonar disse: “Estejamos tão alertas depois da vitória quanto antes da batalha.”
Foi isso que aconteceu com a nação de Israel. Saíram do mar vermelho e acharam que os problemas tinham ficado no mar.
“A vida cristã é uma jornada durante a qual devemos aprender novas lições e lutar novas batalhas.”
As novas lutas são para o nosso amadurecimento e para glorificarmos a Deus.
Então vamos lá:
Qual foi a primeira provação?
Que havemos de beber? (15:22-27)
Qual é a maior preocupação do ser humano? Beber, comer e vestir. Veja como é interessante, o povo de Israel estava pensando assim também, e por conta disse não estavam pensando em como eles iriam agradar a Deus.
De acordo com Jesus essa perguntas revelavam um coração ansioso e não um coração que confia (Mt 6:21, 25-33) e isso pode levar a todos os tipo de problemas.
Por que Deus nos prova?
Deus nos prova para que conheçamos o nosso coração. Deus prova o seu povo não porque ele não conhece o coração deles, mas porque eles não conheciam seu próprio coração.
É muito comum as pessoas dizerem: “sei bem o que há em meu coração”, mas se esquecem de que “enganoso é o coração, mais que todas as coisas e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9)
Deus nos prova para estimular o crescimento espiritual e para extrair o que há de melhor em nós.
O diabo nos tenta a fim de extrair o que há de pior em nós e de estimular a imaturidade espiritual.
Nossa atitude diante das dificuldades determina o rumo de nossa vida, pois aquilo que a vida nos faz depende daquilo que ela encontra em nós. Se confiamos em Deus e obedecemos à sua Palavra, seremos aprovados e cresceremos; mas se, em nossa incredulidade, nos queixamos e desobedecemos ao Senhor, somos reprovados e continuamos imaturos.
Problemas que podemos ter na provação
Murmuração e reclamação (16:2)
Enquanto Deus os provava, eles o tentavam com suas atitudes e palavras. “Tentar a Deus” significa: adotar deliberadamente, uma postura desobediente e desafiar o Senhor a agir.
Amados irmãos, Deus é longânimo, e bondoso, mas por vezes, precisa dar umas palmadas para ensinar seus filhos a se comportarem.
A murmuração não resolve os problemas, e se tentamos fugir dos problemas o encontraremos em outro lugar.
Você vai notar que o coração do povo não estava nada bem com Deus. Você nota, pois eles lembravam das coisas que comiam no Egito, mas não lembravam dos milagres que Deus havia operado.
Ponto chave: Moisés mostrou ao povo o caminho da fé (15:25)
Diante das provações que devemos esperar, o melhor caminho é a fé. E a fé que seria demonstrada aqui seria a obediência ao Senhor.
O Senhor resolve os nossos problemas mudando toda a situação. Deus pode resolver transformando a água amarga em água doce ou nos dando graça para suportar sem murmuração.
Deus providenciou uma árvore para que as águas se tornassem doce e ai então o problema seria resolvido.
O que Deus fez para resolver os nossos problemas? Enviou Jesus. E o próprio Jesus diz devemos ter bom animo, e que nós podemos nos achegar a eles, pois ele leva os nossos fardos.
Conclusão:

Se a vida fosse feita só de provas, ficaríamos desanimados. Se a vida fosse feita só de prazeres, jamais aprenderíamos a disciplina e nem desenvolveríamos nosso caráter. O Senhor sabe como equilibrar as experiências da vida, pois ele levou seu povo a Elim, onde encontraram água em abundância e puderam descansar. Sejamos gratos porque o Senhor nos dá bênçãos suficientes para nos animar e fardos suficientes para nos tornar humildes, e porque sabe quanto podemos suportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário