sábado, 30 de maio de 2015

“ORAÇÃO E PERSEVERANÇA, AS ARMAS DO CRISTÃO CONTRA A OPOSIÇÃO”


NEEMIAS 4.1-6
Introdução
A Dificuldade:
A. Oposição
Quem já enfrentou? Creio que muitos já enfrentaram. Alguns no trabalho, outros em casa e outros até na igreja. Mas a pergunta é “Como vencer”?
Ao analisar a relação de Neemias 3 com os capítulos 4, 5, 6, observamos que no capitulo 3 Neemias nos conta o que aconteceu, todos estavam trabalhando, cada um estava fazendo a sua parte. Os capítulos 4, 5, 6, nos mostra como foi feito o trabalho diante de muitas dificuldades.
Na resposta de Neemias aprendemos como nós também podemos encarar as dificuldades externas. Parar Neemias foi a oposição, mas e para você, qual tem sido a sua maior dificuldade?

B. Os opositores (vv. 1, 3)
1. Sambalate – quando ouviu falar do muro ficou furioso. Em sua ira ele escarnece os judeus, “Que fazem estes fracos judeus”? (v.2) Qual a razão de Sambalá falar essas palavras? Em termos claros uma Jerusalém poderosa significava uma Samaria em depressão. Uma das principais estradas que ligam o vale dos rios Tigre e Eufrates passam por Jerusalém, com isso, Jerusalém teria uma supremacia econômica. Com isso o comércio de Samaria ficaria fraco.
-> O modelo dessa oposição (v.2) – começou com escarnio. Sambalate tentou diminuir a autoestima dos judeus e também enfraquecer seus ânimos desmoralizando-os. Já sofreu escarnio? Alguém já tentou diminuir a sua autoestima? já foi desmoralizado? Pois bem essas são situações que nós podemos enfrentar no nosso dia. Como agir? Veremos a resposta com Neemias. Diante de tudo isso, Sambalate não contava que diante dele havia um grupo inspirado por um líder que havia sido motivado por Deus.
2. Tobias (v.3) – tentou desmoralizar os judeus dizendo: “ainda que edifiquem contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra”. Ele quis dizer que o trabalho dos judeus era mau feito.

Agora, diante de toda essa oposição, qual foi a atitude Neemias para fazer com que o povo continuasse a obra?

I. ORAÇÃO
·        Neemias leva toda a questão ao Senhor (v.4)
·        Neemias abriu o seu coração para Deus
·        Todos os problemas agora estavam diante de Deus.
Qual tem sido a sua atitude diante das dificuldades? Tem levado toda a questão ao Senhor? Como cristãos, devemos lembrar que podemos abrir o nosso coração para Deus a qualquer hora. 

A oração deu a Neemias novas perspectivas. A oração renova nossas esperanças.

O motivo que levou Neemias a fazer esta oração, foi por causa da oposição.

II. PERSEVERANÇA
Existe uma ideia errada e até entre os evangélicos de que se vivermos corretamente nada pode dar errado. Tal ideia é contrária as Escrituras:
·        Mt 18:7; Jo 16:33; Mc 4:35-41; Atos 16:9-10;
A força do cristianismo está em Deus, pois ele nos capacita para vencermos as dificuldades. O segredo para vencer está em Deus.
Vemos então como vale a pena perseverar no Senhor. Nós devemos sempre ser perseverantes.
Neste pequeno texto vemos que podemos enfrentar dificuldades como por exemplo oposição. Fazer a vontade de Deus tem um preço. Sabemos também que temos um inimigo que trabalha com esse propósito, se opor a obra de Deus.

Conclusão:
As dificuldades são inevitáveis, mas com oração e perseverança chegaremos longe.



O SEGREDO DO SUCESSO


NEEMIAS 3

É interessante ler as diferentes formas que as pessoas apresentam para obter sucesso. Alguns enfatizam a necessidade de trabalho árduo enquanto outros ressaltam a importância de integridade.
Em vista de tudo isso é importante observarmos que Deus delineou no capitulo 3 os princípios básicos para o sucesso.
Cada parágrafo é estruturado em volta de um dos portões da cidade. Muitos comentaristas já tentaram colher lições espirituais com o significado dos portões. Outros com o nome das pessoas. Os nomes hebraicos todos são significativos e outros comentaristas se restringe em falar da situação física da cidade. E por fim, outros deixam o capitulo de lado.
O problema que encontramos ao examinar este capítulo é sua longa lista de nomes é que somos tentados a virar a página e continuar a história em Neemias 4.
Podemos dizer que este capitulo é um dos mais importantes do livro todo.
Ao notarmos declarações repetitivas, veremos que surgem princípios de importância vital. Destes princípios aprendemos o segredo do sucesso de Neemias nessa obra.
Vejamos então os passos para o sucesso:

I. CADA UM FAZENDO A SUA PARTE

Percebemos isto na repetição das frases “junto a ele” e “ao seu lado” (Neemias 3:2)
Durante os três dias que Neemias andou por Jerusalém ele deve ter planejado bem a sua estratégia (2:11). Neemias sabia onde cada pessoa ou grupo deveria trabalhar.
O próprio fato de que estas frases ecoam tão frequentemente nos ensina uma verdade:
Cada pessoa sabia onde deveria estar. Sabia também qual era a sua responsabilidade de reconstruir sua parte do muro, desde o alicerce; Não importava se estivessem envolvidos na construção ou na restauração, cada um sabia o que se esperava de sua tarefa. Em todo trabalho houve esforços.
Meus irmãos, você sabe qual é o seu papel na obra de Deus? E na igreja local? Você sabe onde se encaixa.
Um dos grandes motivos que nas igrejas sempre as mesmas pessoas estão fazendo algo, é porque muitos ainda não descobriram o seu papel.
O outro motivo é que há pessoas que sabem qual é o seu papel, mas não executam.
Irmãos, a Palavra de Deus nos ensina para que possa haver um avanço na obra, cada um deve fazer a sua parte.
Vamos observar algumas coisas:
1. Internas – professores EBD, Culto Infantil, e outros departamentos será que há necessidade de ser os mesmos sempre?
2. Externas – evangelismos, visitação, discipulados, aconselhamento (essa tarefa é somente para os líderes?
Note cada um fazia a sua parte.
Temos agora um outro conjunto de frases repetidas. A primeira foi “junto a ele” e ao “seu lado”, agora “defronte da sua casa” (Neemias 3.21-23, 28-30)
Irmãos Neemias aproveitava as facilidades. Não tinha gente viajando de um lado de Jerusalém para o outro. Isto teria sido perda de tempo e redução de eficiência. A alimentação seria conturbada e em cada caso de ataque a preocupação com a família seria grande.
Com isso Neemias aliviou cada operário de ansiedades desnecessárias. (21-23)
Amados irmãos note as coisas que estão perto de vocês no dia a dia. Aproveite as oportunidades.
Forbes disse: “sucesso se escreve com as letras trabalho em equipe”.
Quando cada um faz a sua parte, há avanço.
II. TRABALHANDO JUNTOS (COOPERAÇÃO)
Homens de lugares diferentes e de diferentes ocupações trabalharam juntos no muro.
Insto incluía: sacerdotes levitas, chefes e pessoas comuns, porteiros e guardas, fazendeiros, ourives, mercadores, empregados do templo e mulheres.
Os sacerdotes poderiam ter se omitido com base na consagração especial. (v.1)
De igual modo, os ourives poderiam ter se desculpado. Afinal de contas, estavam acostumados a trabalhos de perícia delicada e não assentar tijolos.
Ao fazer suas rondas, Neemias não pôde deixar de notar que um dos oficiais Salum estava sendo auxiliado por suas filhas.

Este fato é interessante e importante: mulheres raramente eram mencionados no oriente médio e quando a Bíblia relata suas atividades, é porque demonstraram algo de muito significado. Essas mulheres mostraram que não tinham medo de fazer o trabalho normalmente dado ao homem. (Neemias 3:12)

Ex: Unidade em Número 32

TODOS ELES TINHAM UM ESPÍRITO VOLUNTÁRIO
Os voluntários de Neemias nos deixa este exemplo:
Todos trabalhavam juntos; todos tinham um objetivo comum;
Na obra de Deus não há lugar para o individualismo.

III. RESULTADO – NEGÓCIO ACABADO

Cada um terminou a sua tarefa.
No relato de Neemias nós vemos por diversas vezes as Palavras “Edificar e Reparar”, estão em um tempo verbal que se refere a obra terminada. (v.2 Edificou; v. 19 Reparou)

Conclusão:
Irmãos haverá um dia em que poderemos dizer: TERMINAMOS! Mas só poderemos dizer isso se um dia começarmos. Hoje é o dia. Vamos refletir sobre o que temos feito, como estamos ajudando na obra.
CADA UMA FAZIA A SUA PARTE;
JUNTOS TRABALHAVAM;
NEGÓCIO ACABADO;


MÃOS A OBRA


(Neemias 2.11-20)
Introdução
Neemias animado para realizar a obra; o povo, desanimado; Neemias, desafia o povo, motiva e encoraja;
Chegou o momento então de Neemias executar a obra no qual foi escolhido para fazer.
Neemias tinha a mão do Senhor com ele e em suas mãos as cartas do rei e ao seu lado capitães do exército e cavaleiros.
Tudo certo para iniciar? Quase tudo. Se não fosse o estado desanimador do povo. (profundo desanimo)
O que fazer? Neemias estava animado, tudo o que precisava estava com ele, mas sozinho ele não daria conta de fazer. Neemias sabia que cada pessoa era individualmente importante.
O que fez Neemias?
No (v. 9) durante a viagem de Neemias de Susã a Jerusalém, ele foi acompanhado por um grupo de soldados. Eles asseguravam a sua proteção. Essa viagem durou aproximadamente dois meses.
Logo em seguida os inimigos dos judeus na Samaria logo souberam da chegada de Neemias (v. 10).
A oposição a Neemias centraliza-se em Sambalate governador da província de Samaria. Ele é chamado de o “horonita” (um dos Bete-horons casa do deus horon).
Seu sócio é um amonita chamado Tobias. No (v. 19) temos Gesém; estes eram homens poderosos que recentemente haviam se unido aos Árabes para dominarem a área leste e sul do mar morto.
Tempo de silêncio – Neemias só observa
Logo então ele começa o seu diálogo com o povo, e imediatamente identifica como o povo está
No (v. 17) bem vedes vós a miséria em que estamos.
Em Efésios 5.14 a Palavra de Deus nos exorta a despertar. Lembra que Neemias precisava de todos, e portanto não podiam estar desanimados.
Qual é a sua condição hoje? Você está motivado ou desanimado?
O que Neemias fez?
I. DESAFIAR – DESAFIOU-OS COM A OBRA A SER FEITA (V. 17)
Olha o tamanho da obra que temos que realizar para que não sejamos mais opróbio. Esse desafio desperta-lhes o patriotismo.
O desafio de 1 Co 12.
Deus quer usar as nossas vidas só que se tivermos desanimados não dá;
Pense no que Deus já realizou por intermédio de sua vida;
Coloque sua vida a disposição e faça mais para o Senhor.
Neemias disse:
Bem vedes vós a miséria em que estamos;
Jerusalém está destruída;
Vinde, pois e reedifiquemos;
Não sejamos mais um opróbrio;
Será que é necessário alistar as coisas que temos que fazer?
1. responsabilidades pessoais: ler, orar, meditar;
2. responsabilidades com a igreja local; levar pessoas até Jesus, trazer pessoas para a igreja, dar estudo bíblico para um novo convertido;
Participar de forma assídua nos cultos. Alguns tem a ideia que alguns cultos são mais importante que outros, mero engano, todos os cultos são importante.
3. você tem cumprido suas responsabilidades?
4. não há como esconder sua situação espiritual.
5. Nossas atitudes falam;
Depois que Neemias exortou ele disse: VINDE, POIS E REEDIFIQUEMOS O MURO DE JERUSALÉM.
Uma outra ocasião deve ser analisada, o povo já havia sofrido muito, outros haviam tentado, mas não conseguiram tirar a nação desta situação. Então neste momento Neemias vai motivar o povo para vencer o desanimo.
II. MOTIVAR – COMO? (V. 18)
Um testemunho pessoal. Neemias descreve tudo o que Deus fez por ele. Quer fazer algo para animar alguém, conte a ele o que Deus tem feito e que ainda pode fazer. Faça a pessoa pensar no que Deus já tem feito em favor da vida dela.
1. A mão de Deus a meu favor;
2. A palavra do rei (cartas);
3. Neemias mostrou que valia a pena se levantar e encarar a realidade e fazer a obra.
4. O Senhor não só abriu as portas para Neemias ir até a cidade como também deu todo o material;
O que você tem que Deus lhe deu?
1. A vida;
2. Habilidades naturais;
3. Dons espirituais;
4. Proteção;
O que nos falta para colocar a mão na obra? NADA! TEMOS TUDO! DEUS NOS CAPACITA.
III. ENCORAJAR – NEEMIAS TAMBÉM ENCORAJOU O POVO. (V. 20)
Irmãos em toda obra a dificuldades. E o povo na ocasião já estavam sendo perseguidos pelos opositores.
E diante da dificuldade ele diz que a prosperidade da obra virá de Deus;


Conclusão


Depois de ser desafiado, motivado, e encorajado não restava outra coisa a não ser “MÃOS A OBRA”. Essa foi a atitude do povo, todos foram trabalhar. O que estamos esperando? Mãos a obra! 

sábado, 23 de maio de 2015

AO SENHOR: Por que ainda lutamos para entender essa verdade?


Hebreus 11.4 “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim...”

Introdução:

II. Exemplo Positivo: Abel

AO SENHOR: Por que ainda lutamos para entender essa verdade? Vimos ontem que o real motivo do porque ainda lutamos para entender essa verdade é porque o coração do homem não está voltado para Deus. E vimos o exemplo negativo na vida de Caim. Lembrando que antes de rejeitar sua oferta Deus havia rejeitado Caim. Uma vez que seu coração não estava voltado para Deus, vimos que essa foi a razão de não estar presente em sua adoração seu corpo estava, mas não o seu coração, também vimos que sua adoração não refletia o seu interior e por fim vimos que a sua religiosidade encobria o real motivo de sua adoração.
Mas hoje olhando para a vida de Abel podemos notar o exemplo de alguém que de fato compreendia que toda a adoração dever ser para o Senhor. Em Hebreus 11:4 diz que Pela fé ele ofereceu sacrifício a Deus. Note bem pela fé. Isso mostra que ele sabia quem ele deveria adorar, ele sabia que Deus era o único digno de toda adoração. 
Porém, hoje, muitos caminham para o culto para ser adorado e não para adorar. Abel saiu da sua casa com o propósito de adorar ao Senhor com a sua oferta, pois ele sabia que sua adoração deveria ser somente ao Senhor. Antes da sua oferta veio a sua disposição em adorar ao Senhor.
Hoje percebemos que a Adoração ao Senhor tem ficado em segundo plano. Já há muito tempo Deus tem sido apenas um coadjuvante e não a parte principal no culto. Mas isso acontece porque hoje muitos não estão preocupados em adorá-lo e sim em ser adorado. Diante disso entendemos que a Adoração a Deus tem sido esquecida e homem é quem tem sido exaltado. Vamos voltar para as raízes. Que nossa adoração seja somente ao Senhor.

Vamos para nossa pergunta: Por que ainda lutamos para entender essa verdade?

Vemos que as pessoas apresentam suas desculpas:
·         Hoje as coisas são diferentes;
·         Precisamos mudar um pouco;
·         Estamos perdendo público;
O grande problema é que esses pensamentos têm feito com que a verdadeira adoração deixe de ser ao Senhor, passando assim a focalizar o homem e seus desejos.

Por que ainda lutamos para entender essa verdade?

I. PORQUE ESQUECEMOS QUE ELE É O CRIADOR, E ELE NOS CRIOU PARA QUE O ADORASSE

·         Deus como criador tem todo o direito de ser o único digno de ser adorado
·         Deus criou a música para a sua adoração e não para adoração do homem. O que nos vemos hoje é totalmente o contrário. Pense um pouco há alguns anos atrás: se você ligasse o som para escutar seus hinos, isso trazia alguma alegria ao seu vizinho? Se você cantasse alguns hinos enquanto trabalhava, agradava seu companheiro? Mas o que acontece hoje é que as pessoas não se incomodam mais. Porque? As pessoas estão mais sensíveis? Não! A resposta está no foco da adoração. Hoje muitas músicas estão sendo feitas para agradar o homem e não a Deus. E o que o homem mais quer hoje é ser agradado.

·         Deus criou a música e não os estilos musicais.

·         Hoje percebemos que muitos estão esquecendo que Deus é o criador e o único digno de ser adorado. Hoje há muitos hinos que apontam para o eu. Eu posso, eu necessito, eu quero e eu vou conquistar hinos cheios de filosofias. Pouco se fala da fé no Deus criador. E Deus onde fica? Há um hino que diz assim: Deus criou os céus e os astros, cada ser na terra e mar, seu conhecimento é pleno do foi e do que virá. Seu saber ele oferece, para o caminho não perder. Sua palavra é luz que o andar conduz pra sabermos o seu querer. Creia em Deus creia em Deus, nunca falha o que ele diz creia em Deus. Se é incerto o caminhar e a tristeza lhe inundar, quando a dúvida chegar creia em Deus. Note como Deus é exaltado.

·         E quando você questiona você ouve: o que eu estou fazendo é para Deus. Mas na verdade Deus está penas como um coadjuvante.
·         Queridos irmão nós lutamos para entender essa verdade porque esquecemos que ele é o criador

Abel: note bem o exemplo de Abel, ele não esqueceu que Deus é o criador de tudo. O texto diz "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim...” (Hebreus 11.4) não se trata aqui de tamanho, mas de expressão. Abel expressou aquilo que estava em seu coração, grande fé em seu Senhor. No caso de Abel era uma adoração por meio sacrifícios; para nós pensamos na música que apresentamos a Deus; o princípio é o mesmo “TUDO DEVE SER FEITO AO SENHOR”.
Portanto em primeiro lugar a razão do porque ainda lutamos para entender essa verdade é porque esquecemos que Deus é o criador de tudo e o único digno de ser adorado.
Uma segunda razão do porque ainda lutarmos para entender essa verdade...

II. PORQUE ESQUECEMOS QUE NOSSA ADORAÇÃO DEVE SER AO SENHOR

·         2 Samuel 22:50 – “Por isso, ó Senhor te louvarei entre os gentios e entoarei louvores ao teu nome”.

·         Apocalipse 5:8-9 (Para ler)

·         Nas Escrituras música é dirigida a Deus. O objeto, o destinatário da minha música é Deus ele deve ser louvado (“Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade”. Salmo 30.4). Nós ficamos em segundo plano. A música louva a Deus e lembra de todos os seus benefícios.

Abel: O que Abel preparou era para o Senhor. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim. Note bem que ele preparou algo para oferecer ao Senhor.
Pense que benção você preparando algo e depois dizendo isso é para o Meu Senhor, por tudo que ele representa.

·         A música deve exaltar ao Senhor;
Portanto em segundo lugar a razão do porque ainda lutamos para entender essa verdade é porque esquecemos que nossa adoração deve ser ao Senhor.

Terceira e última razão do porque ainda lutamos para entender essa verdade...

III. PORQUE ESQUECEMOS QUE NOSSA ADORAÇÃO DEVE SER FEITA COMO DEUS QUER E NÃO COMO QUEREMOS

Adão e Eva haviam aprendido a adorar a Deus durante seus dias maravilhosos no jardim, antes que o pecado trouxesse maldição para a vida deles e para a terra. Certamente entendemos que eles haviam ensinado seus filhos sobre o Senhor e a importância de adorá-lo. A verdadeira adoração é algo que devemos aprender com o próprio Deus, pois somente ele tem o direito de determinar as regras para nos aproximarmos dele e para lhe agradar em adoração.

Dificilmente alguém pergunta como Deus quer ser adorado ou melhor dificilmente as pessoas procuram em sua palavra como ele deseja ser adorado.

Uma vez que nossa adoração deve ser ao Senhor, vejamos o que Deus diz:

·         Santidade: não podemos misturar o santo com o profano. (Ezequiel 22.26; 42.20; 44.23)

·         Deus é zeloso: “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvireis as melodias das tuas violas”. (Amós 5.23)

·         Em espirito e em verdade – se é em espirito já não será algo que agrade a nossa carne. (Jo 4.24)

·         Devem ser espirituais para trazer edificação: Efésios 5.19; Colossenses 3.16)

·         Adoração racional – (Romanos 12.1. 1 Coríntios 14:15)

Entendemos então que nossa adoração deve ser como Deus quer para que assim possa ser para ele, mas se for de outra maneira não será para ele.
Vemos uma grande dificuldade, de aceitar a maneira de Deus. Erramos quando queremos que nossa adoração seja do nosso jeito ou que ela seja aceita pelas pessoas. Não adoramos a Deus para agradar as pessoas, mas adoramos a Deus para que ele tenha prazer em nossa adoração.

Abel: ele sabia muito bem como Deus queria ser adorado, por isso que pela fé ele ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim.

Quando nós fazemos como Deus diz, a nossa postura na adoração será outra.

O que acontece quando queremos fazer do nosso jeito?
·         Deus não será glorificado;
·         Não haverá edificação;
·         Divisão na igreja

Conclusão:

AO SENHOR
Concluímos então que a razão do porque ainda lutamos para entender essa verdade é:
·         Porque esquecemos que Deus é o criador de tudo e o único digno de adoração;
·         Porque esquecemos que nossa adoração deve ser ao senhor;
·         Porque esquecemos que nossa adoração deve ser feita como Deus quer e não como queremos.
Que Deus nos ajude a cada dia a fazermos o que é correto. Que nossa adoração sempre seja AO SENHOR.
VAMOS ORAR!