sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

NÃO FUJA DE DEUS


O que você faz quando Deus requer algo de você?
1.    Você foge das responsabilidades?
2.    Encara com naturalidade?
3.    Ou é indiferente?
A história de Jonas é uma das mais interessantes que a Bíblia relata. Jonas era chamado de O profeta fujão devido a sua tentativa de fugir da obra que o Senhor lhe confiou. Nessa história muitas lições podem ser aprendidas. Vejamos alguns pensamentos:
Por que o homem com todo o seu conhecimento acha que pode fugir da presença de Deus (Jonas 1:3)? Talvez por faltar um conhecimento de quem realmente é Deus! Adão tentou se esconder, mas não obteve nenhum sucesso (Gênesis 3:8).
Por que fugimos? Por medo? Por incapacidade? Por falta de responsabilidade? Por causa dos pecados?
O ser humano tem a tendência de fugir de várias coisas como problemas, relacionamentos, trabalho e até de Deus.
A Bíblia diz que devemos temer a Deus e não fugir dele. Neste livro do profeta Jonas, vemos um contexto que nos faz pensar no presente.
Quantas pessoas hoje não estão fugindo de Deus? Ou melhor, estão tentando?
Algumas pessoas acham que dá para fazer com Deus o que fazem com as pessoas. Muitos tentam passar por despercebidos diante das pessoas, ignorando e evitando um possível encontro.
Com Deus não é assim. Não podemos fugir da sua presença por nenhum instante (Salmo 139:7-10)
Deus deu uma responsabilidade para Jonas, pregar em Nínive, aquela cidade precisava de Deus. Jonas foi chamado para trabalhar para o Senhor, que benção! Ser chamado para pregar a palavra de Deus é um privilégio incomparável.
Mas por que muitos estão fugindo? O numero de crentes interessados em pregar o evangelho tem diminuído a cada dia e o que falar então de crentes interessados em se preparar para o ministério, os mais novos, diem que ainda são muito novos, e os mais velhos dizem que estão muito velhos. Será que tem idade para servir a Deus? Creio que não. Por isso vemos que muitos estão fugindo (Mateus 9:35-38)
Existem ainda aqueles que sabem que Deus o chamou, mas estão fugindo usando aquela velha desculpa eu posso pregar aqui mesmo ou então dizem, quando terminar o que estou fazendo eu vou. Olhe para Jonas, ele não podia continuar pregando onde estava? Sim. Porém Deus lhe deu uma responsabilidade. Essa responsabilidade chamava-se “NÍNIVE”. Quando Deus nos dá uma responsabilidade ele deseja que obedeçamos.
Vemos hoje como está difícil deixar o conforto do lar, da família, igreja local, amigos (Lucas 14:26-27). E se os discípulos do Senhor tivessem pensado assim? Talvez não tivéssemos conhecido a Cristo. Muitos quando leem Isaias 6:8 ao invés de dizerem “Eis me aqui, envia-me a mim”, estão dizendo “Eis me aqui, envia outro”.
Deus então começa a enviar alguns alertas, para ver se acordamos, se deixamos de agir com indiferença, até que então ele percebe que o sono é tão profundo que ele manda alguém acordá-lo: “Que tens dorminhoco”? Disse o mestre do navio (Jonas 1:6). “Desperta ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te esclarecerá” (Efésios 5:14)
Por mais que seja tão bom ficar no conforto, não é tempo, pois, os dias estão cada vez mais curtos (Efésios 5:16).
Você está fugindo de Deus? Não fuja! Deus nos chamou para andar com ele e servir a ele e não para fugirmos dele.

Que Deus nos abençoe! 

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O QUE DEUS NÃO DESEJA VER EM SEU CORAÇÃO


Vamos olhar em nosso texto para analisarmos o que Samuel não viu no coração de um dos filhos de Jessé e que Deus viu muito bem. (1 Samuel 17:13-28)
O que sabemos de Eliabe é que ele era filho de Jessé, fazia parte do exército de Saul.

I.                    Eliabe tinha um coração covarde (1 Samuel 17:23, 24) – 2 Timóteo 1.7 – Deus não deseja ver em seu coração covardia.

·         Todos os homens de Israel vendo aquele homem fugiram de diante dele, e temiam profundamente.
·         A covardia geralmente aparece quando o crente está longe de Deus. Uma vez que o crente está em plena comunhão com Deus ele terá um sentimento de segurança, proteção, e ainda a promessa do Senhor “sê forte e corajoso”. Deus não nos deu um espírito de temor, ou covardia. Mas era justamente isso que havia no coração de Eliabe. Eliabe era covarde. Assim como o rei Saul
·         Com o passar do tempo tenho notado que os crentes tem se acovardado para enfrentar as coisas deste mundo, as pressões, o pecado.
·         Ninguém mais quer enfrentar as coisas deste mundo, (Romanos 12.2) E não vos conformeis com este século...
·         Os crentes estão com medo de dizer não. Será que não é por esse motivo que o número de fiéis está diminuindo a cada dia?
·         Por que o crente a cada dia tem medo de enfrentar as pressões da vida, tem medo de combater o pecado? Isso mostra covardia.
·         Observe como a covardia é prejudicial: (Números 13.1-3; 27-28; 31-38)
·         A covardia atinge também outras pessoas – (Nm 14.1-4)
·         A coragem de um homem – Calebe (vs. 30)
·         Daniel 3 – O Rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro para que as pessoas adorassem. Ao som dos instrumentos todos deveriam adorar. Quem não adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente. Diante disso vemos o exemplo de três homens de coragem, Sadraque, Mesaque e Abednego; tiveram coragem para dizer não a idolatria, mesmo sabendo que seriam lançado na fornalha de fogo ardente. Isto é coragem. Deus não nos deu espírito de temor.
·         Queridos irmãos o mundo quer nos engolir. Hoje você não pode disciplinar seus filhos, que a justiça vai cobrar você; o mundo quer que você aceite o homossexualismo, e outras coisas que ainda virão.  O mundo quer a  legalização das drogas. E como ficamos? Fugimos diante dessa realidade? Não! nós temos que enfrentar com sabedoria.
·         Deu simplesmente não quer que você tenha um coração covarde.
·         Todos temos lutas, todo nós temos nossos gigantes, mas todos nós somos vencedores em Cristo.
·         Era isso que havia no coração de Eliabe, covardia.

II.                  UM CORAÇÃO SEM ESPERANÇA (porem todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente).

·         Davi conhecia muito bem a Deus, mas seu irmão não conhecia.
·         Hoje em dia as pessoas se preocupam muito com o exterior do que com o interior.
·         A Vida de Eliabe era cercada de privilégios, pelo fato de fazer parte do Exército do rei. Os soldados do rei tinham o privilégio de comer com ele, de desfrutar de seus banquetes e de outras regalias. Mas do que adiante ter todas essas coisas e ter um coração sem esperança.
·         O que adianta, termos um bom emprego, estudar em uma boa faculdade, ter uma família agradável, mas ter um coração sem esperança? Jesus no novo testamento nos chama a atenção sobre esse assunto:
·         Vamos abrir nossas Bíblias em (Lucas 12:13-21)
·         1 Tm 6:7; Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
·         Jó 1:21; E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
·         Salmo 49:17; Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará.
·         Hoje uma dos assuntos mais comentados é para onde vou após a morte? Devido a isso muitas pessoas estão caminhado sem esperança pois ainda não encontraram respostas.
·         Deus não quer que você tenha um coração sem esperança, e nem deseja ver isso em seu coração. Deus enviou a Jesus Cristo a este mundo, para morrer em nosso lugar, para que toda a humanidade pudesse ter esperança; e como diz o Apostolo Pedro, uma viva esperança (1 Pedro 1:3);

Mas também irmãos há muitos crentes que hoje perderam sua esperança em Deus. O que faz um crente perder a esperança? O afastamento de Deus gera insegurança
·         Conta se uma história de um Pai que um dia levou sua filha para brincar no parque. Em um dos brinquedos exigia que a criança pulasse de uma determinada altura. O pai gritou vai minha filha eu lhe ajudo. Só que aquela criança vendo a distância que estava de seu pai não teve coragem de pular, antes o medo tomou conta de seu ser. Irmãos quanto mais longe estivermos de nosso Pai celestial, sentiremos uma tremenda insegurança, e a insegurança revela um coração sem esperança. O que faz um crente perder a esperança? O seu afastamento de Deus.
·         Pensa agora em nosso contexto. Saul havia abandonado o Senhor, como consequência seus seguidores também, não ofereciam mais sacrifício ao Senhor. O resultado foi que todos perderam a esperança; o afastamento de Deus leva o crente a perder as suas esperanças. E dentre o povo estava Eliabe.
·         O afastamento de Deus também gera um coração sem esperança;
·         É assim que o seu coração se encontra? Sem esperança?
·         Olhe para as promessas de Deus, o que ele diz: (Josué 1:9; Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom animo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.)

III.                CORAÇÃO REBELDE

·         Vamos pensar: o que Davi foi fazer lá naquele arraial? Levar comida para seus irmãos e soldados (v. 17,18)
·         Quando ele chegou lá ele viu toda a situação catastrófica. O que ele pensou então. Quero saber o que está acontecendo e se for preciso vou ajudar.
·         Note agora as palavras de Eliabe para Davi: Por que descestes aqui? Com quem deixastes aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
·         Por que Eliabe estava tendo essa atitude perante seu irmão. Eliabe sabia que Davi seria o novo rei. Ele estava lá quando Davi foi ungido por Samuel. O motivo da sua rebeldia era porque seu irmão mais novo foi escolhido para ser rei.

1.      O que a Bíblia fala sobre rebeldia? (1 Samuel 15:23) interessante que o motivo que levou Saul a perder o Reino foi a sua rebeldia. Por diversas vezes se negou a obedecer ao Senhor. Como Deus escolheria Eliabe? Mas talvez você diga todas essas atitudes aconteceram depois que Davi foi escolhido. Mas não podemos esquecer que Deus é onisciente, ele sabe tudo de antemão, e Deus conhecia muito bem o coração de Eliabe, assim como ele conhece muito bem os nossos corações.
·               A Bíblia fala que motivo da queda de Lucifer foi sua rebeldia contra Deus.
·               Adão e Eva foram expulsos do jardim porque se rebelaram contra Deus. eles desobedeceram.
·               Todos aqueles que ainda não aceitaram a Cristo como seu único e suficiente Salvador, ainda estão em rebelião contra Deus.

2.      Quando é que o crente se rebela contra Deus? quando ele deixa de fazer a sua vontade. É nesta hora que nos rebelamos contra Deus. Quando achamos que estamos corretos e Deus errado.
3.      O coração do crente precisa ser obediente ao Pai. Jesus ensinando seus discípulos a orar, disse, “seja feito a tua vontade assim na terra como no céu”
4.      Em 1 Samuel 15:22 “tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifício, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”.

Portanto meus irmão, Deus não deseja ver em nossos corações: um coração covarde, sem esperança e um coração cheio de rebeldia.