domingo, 23 de dezembro de 2012

COMPROMETIDOS COM O SENHOR


2 Timóteo 4:1-17

Com quem você está comprometido?

Muitos estão comprometidos com as coisas deste mundo. São tão comprometidos que Deus tem ficado em segundo plano.

ü  As amizades são mais importantes. O tempo com amigos é mais importante do que o tempo com Deus, mais importante do que o tempo de estar na casa de Deus.
ü  Estar na moda é mais importante. O bem estar pessoal tem estado na frente daquilo que a Palavra de Deus ensina.
ü  Meu estudo secular é mais importante. Tanto empenho para o estudo secular e pouco tempo para se estudar a palavra de Deus. (não me lembro, quantos pesquisaram sobre o Dilúvio)
ü  Meus desejos carnais são mais importantes. A busca por aquilo que é carnal tem sido a ênfase nos últimos dias, mas a busca pelo espiritual tem sido abandonada. O obedecer custe o que custar, já não tem sido a realidade na vida do cristão.
Irmãos e amigos com quem você está comprometido: com Deus ou com os prazeres deste mundo?
Característica de um servo comprometido:

I.              COMBATER O BOM COMBATE
1.    v.6, 14 batalhas físicas; Paulo nunca fugiu das batalhas, e as batalhas nunca afastaram Paulo dos caminhos do Senhor.
ü  A tendência sempre é se voltar contra Deus. O crente sempre tem buscado seus direito diante de Deus, mas que direito temos diante de um Deus que tudo fez, e faz por nós? Não temos direitos, temos dívida, uma divida impagável. Interessante que quando tudo está bem não cobramos a Deus. Senhor porque está mandando tanta benção, já não aguento mais...
ü  Paulo enfrentou suas batalhas físicas com muita coragem: com seu grande problema aprendeu a viver pela graça e disse que quando estava fraco é que era forte. Porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (2 Coríntios 12:7-10)
ü  Paulo enfrentou suas batalhas com muita confiança: com o Senhor aprendeu a viver contente em qualquer situação, por que? “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”. (Filipenses 4:11-13)
2.    v.10, 16 batalha do abandono; no v.10, diz que Demas amou o presente século, Crescente e Tito foram embora. Paulo relata que Ninguém o assistiu em sua primeira defesa, antes todos o desampararam.
ü  O medo de ser o único fiel tem rondado os corações de muitos. Hoje muitos estão preferindo o ser popular, e não o ser rejeitado, ser tratado como escória deste mundo. Hoje a politica da boa vizinhança tem reinado no meio cristão. “eu não falo do seu pecado e você não fala do meu”, com isso não se percebe que ambos estão se afundando em um grande abismo e muitos em um caminho sem volta.
ü  Paulo nunca fugiu de uma batalha porque era o único disposto a lutar. Pelo contrário lutou com sua própria vida ciente de que antes de tudo era Deus quem ele deveria honrar.
ü  Deus honrou a fidelidade de Paulo e a sua perseverança em lutar. Deus permitiu que na maioria das situações Lucas o Médico amado estivesse dando apoio (Colossenses 4:14, 2 Timóteo 4:11, Filemom 1:24).
ü  Somente Lucas está comigo relata Paulo, para o mesmo ele faz um pedido traga Marcos, porque me será útil para o ministério.
ü  Paulo relata que o Senhor nunca o abandonou. Quando estava apresentando sua defesa ele relata que todos o desampararam (provavelmente Lucas tinha ido buscar Marcos), mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu.
ü  Meus irmãos e amigos, o Senhor jamais vai te abandonar. Deus se importa com nossas vidas. Seja comprometido com ele.

I.              ACABAR A CARREIRA

Nesta ocasião Paulo está no final da sua vida. Já sabe que será sentenciado à morte, v. 6.
Para se falar em acabar, isso mostra que houve um inicio como foi a carreira de Paulo?
ü  Paulo se converteu quando estava a caminho de Damasco, Cristo falou com ele, e lá se converteu. Atos 9
ü  Logo depois de sua conversão Deus já deixou claro o que Paulo seria para a obra. Paulo não decepcionou, está aqui relatando que acabou a carreira.
ü  A carreira cristã só termina com a morte ou a vinda do nosso Senhor, caso contrário temos muito a fazer. Sabemos que os dias se abreviam cada vez mais, e o quanto antes devemos concertar a nossa maneira de viver os nossos erros para que tenhamos um bom fim.
ü  A carreira de Paulo era como a de um atleta: (1 Coríntios 9:24-27) Paulo tinha um alvo v.24, e corria para alcançar. Paulo tinha consciência que todo aquele que luta de tudo se abstém, Paulo fugia do pecado pois sabia que o mesmo o assediava dia e noite. Nesta corrida cristã ele não corria como se fosse mais uma coisa, corria pois sabia o que Deus queria, Paulo vivia para não ser desqualificado.
ü  Infelizmente alguns no meio do caminho estão deixando de lado todo zelo pela verdade e com isso estão sendo reprovados os desqualificados.
ü  Na vida Cristã de Paulo ele considerou muitas coisas suas como perda por amor a Cristo, e vivia um grande lema, “PARA MIM O VIVER É CRISTO E O MORRER É LUCRO”. (Filipenses 3:7,13,14)
ü  Meu irmão e minha irmã o seu viver deve ser Cristo, se você não viver para ele, não será alguém comprometido.
ü  Se o seu ultimo dia fosse hoje, como seria o final da sua carreira?

III. GUARDAR A FÉ

Alguns versículos que vamos ver agora notaremos o quanto Paulo zelava pela sua fé:
ü  Aconselhou a Timóteo a pregar a palavra, tempo e fora de tempo.
ü  Aconselhou Timóteo a guardar a fé também quando disse “cumpre o teu ministério”.
ü  Paulo aguardava ansiosamente o dia em que estaria na presença do Senhor. Paulo guardou a fé deixando sempre claro o seu amor pela vinda do Senhor e ainda animou outros a terem a mesma atitude v.8
ü  V.13 Paulo amante da sua fé, mesmo no final de sua vida ainda queria continuar escrevendo as grandes verdades do Senhor e lendo seus livros.
ü  Paulo jamais desviou-se da verdade, pelo contrário sempre combateu os erros que eram apresentados em seu tempo.
ü  Querido irmão e irmã tem vivido de forma condizente com o que afirma ser, está vivendo como um verdadeiro crente?
ü  O desvio da fé genuína só leva a ruina, isso tem acontecido muito por causa de alguns desejos pessoais. Quando optamos em fazer a nossa vontade, a nossa fé fica de lado. Se afirmamos ser um crente Paulo diz em Colossenses 2:6 “pois como recebeste o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele.



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MARCAS DE UMA MOCIDADE SAUDÁVEL


Introdução:
Mocidade é apenas o nome dado há um grupo de jovens que se reúnem para algo. No nosso caso para adorar a Deus. Não existiria mocidade se não fosse pela vida de cada jovem.
E quando se trata de marcas de uma mocidade saudável, isso se refere à vida espiritual de cada jovem que compõem uma mocidade. Uma mocidade só será saudável se cada jovem for espiritualmente saudável.
De que forma O jovem, de que forma você pode ter uma vida espiritual saudável para que sua mocidade também possa ser saudável, para que sua vida possa ser saudável?
Em primeiro lugar precisamos:

TER UMA VISÃO BÍBLICA DO QUE REALMENTE AGRADA A DEUS (1 Samuel 15:22)
Uma das tentações que todos nós estamos sujeitos em nossas vidas como mocidade e na vida pessoal é dar prioridade aos nossos desejos pessoais em detrimento de nossa comunhão com Deus. Muitas vezes dedicamos nossas energias para realizarmos uma festa bonita, e pouquíssimo tempo na presença de Deus. Estamos preocupados com uma técnica bem ensaiada, e pouco interessados em saber se estamos ou não na presença de Deus fazendo o que lhe agrada.

à O obedecer é melhor do que sacrificar
à Saber o que é saudável ou não? Princípios do certo e errado. (Hb 5:12-14)
à Quem define o que é certo e errado? Deus! A palavra de Deus deve ser a sua autoridade final. E não os fins, algumas pessoas acham que os fins justificam os meios, ou se está dando certo, mesmo que seja errado o que importa são os resultados. Fazendo isso a autoridade final não será a Bíblia e sim o que determina como melhor.
à Essa atitude leva ao perigo de se viver em uma enfermidade espiritual
à Compreender que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos e nem os nossos caminhos são os caminhos do Senhor.

2 Reis 18: 1-7 será o texto da nossa meditação

Ezequias, quem era?

à Era rei de Judá
à Tinha 25 anos quando começou a reinar
à Reinou em Jerusalém durante 29 anos
à Esses são apenas alguns dados da vida desse homem

O que é uma marca? Sinal que faz em um objeto para reconhece-lo;
Uma marca nos identifica com alguma coisa.
Algumas marcas na vida de Ezequias que identificava sua vida cristã, e mostrava que era saudável.
Vamos algumas marcas na vida de Ezequias que devem nos motivar a buscarmos uma vida deste modo, para que tenhamos uma vida espiritual saudável e como consequência uma mocidade saudável.

I.          Marca da retidão – “e fez o que era reto aos olhos do Senhor”. (vs. 3)
A Bíblia diz que Ezequias fez o que era reto perante o Senhor. Com isso vemos a aprovação do Senhor em sua maneira de viver.
Viver uma vida reta é o que todos nós como servos de Deus devemos almejar.
Fazer o que é reto é fazer o que o Senhor pede.
Cada dia que passa encontramos crentes andando em caminhos tortuosos, caminhos que levam a ruina, e não estão percebendo.

Como posso viver de maneira reta?

à Tenha a Bíblia como sua única regra de fé e prática.

II.          Marca da separação – “Tirou os altos, quebrou as estatuas”. (vs. 4)
Deus nos chama para vivermos uma vida separada deste mundo. Não ameis o mundo. Aquele que é amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tg. 4:4)
Uma das marcas que o crente precisa ter em sua vida é a separação de tudo o que não agrada a Deus. Não podemos estar envolvidos com coisas que não agradam a Deus.
Encontramos na Palavra de Deus princípios sobre separação:
1.       Deus separou seu povo para servi-lo – Por meio de Cristo nos resgatou da escravidão do pecado.
2.       Deus ensinou seu povo a não misturar o santo e o profano (Ez. 42:20; 44:23)
3.       Esta é uma marca na sua vida?
4.       Ezequias separou-se de tudo que não agradava a Deus. Separou-se dos ídolos.
5.       Você tem vivido uma vida separada para Deus? (Rm 12.2)
6.       Já tirou da sua vida aquilo que não agrada a Deus? O que está esperando para tirar?
7.       Nas áreas mais práticas da vida podemos demonstrar uma vida separada: como deve ser a roupa do crente? Na sua maneira de vestir você pode demonstrar uma vida separada. Como deve ser o linguajar do crente? Na Sua maneira de falar você também pode se separar de qualquer palavra obscena e maliciosa. Como Deve ser o louvor do crente? Completamente diferente ao do mundo. Como deve ser o seu namoro? O mundo tem o seu padrão, e muitos estão se perdendo neste padrão. Você também pode viver uma vida separada no namoro sendo ele segundo os padrões de Deus e não do mundo.
8.       Ezequias tirou tudo.

III.          Marca da confiança – “No Senhor Deus de Israel confiou”. (vs. 5)
Muitos estão caminhando sem rumo, porque ainda não depositaram a confiança em Jesus naquilo que ele pode fazer.
Muitos não compreendem o porquê de muitas derrotas.
A falta de confiança em Deus tem levado muitos ao fracasso.
Olha o que acontece quando a confiança não está em Deus: (1 Sm 17:4-11)
Quando não há confiança há medo. Diz o texto Ezequias confiou no Senhor de Israel.
Jovem você precisa confiar em Deus na luta contra o pecado;
Você precisa confiar em Deus na busca pelos seus ideais;
Onde você tem colocado a sua confiança? (Jeremias 17:5)

IV.          Marca da prudência - “Para onde quer que saia conduzia-se com prudência”. (vs. 7)
Prudência, “qualidade de quem age com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano.”
Lembra do que falamos no início a importância de ter uma visão Bíblica do que é certo e errado.
A luz da palavra de Deus você pode andar com prudência, fugindo de toda fonte de erro ou de dano. (Eféios 5:15)
Note que o texto diz para onde quer que saia. Em todo o lugar você deve ser prudentes.
A tendência sempre é aproveitar que ninguém está vendo. Mas essa não é a melhor atitude. A melhor atitude é andar ciente de que Deus está vendo tudo. (Pv. 15:3)

V.          Marca do arrependimento – “Pequei retira-te de mim; tudo o que me impuseres suportarei”. (vs. 14)
Todos estão sujeitos ao erro, mas poucos aplicam o arrependimento verdadeiro. (1 Jo 1:9)
Ezequias demonstrou tamanho arrependimento quando errou. Demonstrou humildade.
A marca do arrependimento deve fazer parte de nossas vidas, para que não vivamos com os corações cobertos pelo pecado.
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas os que a confessa e deixa, alcançará misericórdia”. (Pv 28:13)

VI.          Conclusão
A Palavra de Deus nos mostra que é possível o crente ter uma vida espiritual saudável, é possível buscar de forma individual, para que como resultado um grupo todo venha ser saudável.

Dileto amigo, ser saudável é muito bom, portanto não negligencie isso na sua vida, observe as marcas na vida de Ezequias e busque com a ajuda do Senhor esse alvo para sua vida. Que Deus abençoe a todos.