segunda-feira, 12 de novembro de 2012

TEM CUIDADO DE TI MESMO


Há algum tempo fui convidado para pregar sobre “Santidade num mundo perverso”, e nos dois dias abordei o assunto usando duas perguntas: por que devo ser santo num mundo perverso? Como se manter santo num mundo perverso?
Paulo na epistola aos Romanos no capítulo primeiro faz um relato de como era o mundo em sua época e ele cita o pecados imorais, como fornicação, malicia, ele fala de avareza, maldade, invejas, homicídio, contenda, engano, etc. Já em sua segunda epistola a Timóteo no capitulo três ele fala dos últimos dias, as condições citadas por ele não eram nada fáceis.
Agora a pergunta, por que o crente deve ser santo num mundo perverso? A palavra santo dá a ideia de separado, Deus quando nos salvou por meio do seu Filho Jesus Cristo ele nos separou da escravidão do pecado, dos laços de satanás e nos trouxe para os seus braços. Vejamos então alguns princípios que nos leva a entender por que devemos ser santo num mundo perverso? Primeiro: é a vontade de Deus. 1 Tessalonicenses 4:3 porque esta é a vontade de Deus a vossa santificação. A Palavra de Deus confirma que Deus deseja que sejamos santo num mundo perverso, porque é a sua vontade. Segundo: porque devemos fazer a diferença. 1 Coríntios 6:12 Paulo fala de não se deixar dominar. Não podemos ser dominado pelas coisas deste mundo, temos que ser diferentes. Terceiro: porque Deus quer usar você. Nosso ultimo motivo do por que devemos ser santo num mundo perverso é porque Deus quer usar você. Romanos 6: 12,13 diz que devemos nos apresentar a Deus como vivos dentre os mortos e os vossos membros a Deus como instrumento de justiça, Deus quer te usar! 2 Timóteo 2:21 nos faz um grande alerta quanto a pessoa que Deus usa, e podemos concluir que Deus não usa vasos sujos. Em seguida ele mostra o quanto ele deseja nos usar e com isso ele oferece a oportunidade de se purificar, fazendo isso, será vaso para honra, santificação e idôneo para uso do Senhor, preparado para toda obra.
Uma vez que a palavra de Deus nos mostra o porquê devemos ser santo neste mundo perverso, devemos então de uma forma séria, abrir os nossos olhos e cuidar melhor da nossa vida. O que temos notado em nossos dias é que muitos estão cuidando da vida alheia e estão esquecendo de cuidar de si mesmo e principalmente da área de santidade. Quero chamar essa parte de VIDA ESPIRITUAL SAUDÁVEL. O que você poderia dizer da sua vida espiritual, tem cuidado dela de forma que ela seja santa e saudável?
Vamos então agora responder nossa segunda pergunta, como se manter puro num mundo perverso? O segredo está em “CUIDAR DE SI MESMO”. Agora como? Primeiro: Ande com Deus. Andar com Deus é uma ferramenta fundamental para pureza. A Bíblia fala de Enoque que andou com Deus Gênesis 5:22. Paulo dá um conselho fundamental para Timóteo em sua primeira epistola a Timóteo. Em  1 Timóteo 4:13 ele diz “persiste em ler” um profundo contato com a Palavra de Deus mostra o interesse de andar com ele. Dificilmente alguém terá um contato profundo com a palavra de Deus se não quiser andar com ele. Alguém disse: “ou esse livro te afasta do pecado, ou o pecado lhe afasta deste livro”. Se referindo a Bíblia. A Palavra de Deus foi deixada para nós com o propósito de sabermos o que Deus deseja para a nossa vida. A Palavra de Deus é o meio que Deus deixou para que ele pudesse se comunicar conosco. Andar longe de Deus é estar vulnerável a qualquer coisa. No Velho Testamento temos o exemplo de Sansão, quando estava com Deus era forte, mas quando fazia o que era reto aos seus próprios olhos, era fraco. Temos também o exemplo de Pedro, que seguia Jesus de longe logo depois que Jesus foi preso. Por estar longe do Senhor, tomou decisões erradas e negou o Senhor. Por isso para que possamos nos manter santo, saudáveis  na vida espiritual, devemos andar com Deus. Segundo: Ocupando-se com as coisas de Deus. “Mente vazia oficina do diabo”. “Não dê a satanás uma cabeça de ponte”. (Livro estratégia de Satanás, Editora Batista Regular). Muitos estão vivendo vidas impuras, porque não estão ocupando suas vidas com as coisas do Senhor. Paulo dá um conselho para Timóteo,  “ocupa-te nelas” 1 Timóteo 4:15. Devemos apresentar nossas vidas a Deus. Em Filipenses 3:7, 13, 14 vemos que Paulo tinha sua vida muito ocupada com as coisas do Senhor. Sabemos que isso não é a garantia de uma vida sem pecado, mas com certeza se ocupar nossas vidas com as coisas de Deus, menos tempo sobrará para o pecado. Terceiro: Persevera. Esta palavra significa que devemos nos conservar firme, ser constante, persistir, prosseguir, continuar(Dicionário online Aurélio). Devemos nos conservar firme. Não podemos desistir de ser santo, simplesmente porque o mundo se corrompe a cada dia, ou porque alguém próximo de você não mantem a santidade. Seja perseverante. Quando analisamos a Palavra de Deus podemos perceber que Deus nos mostra como podemos ser santo, e que podemos sim manter nossas vidas espirituais totalmente saudáveis. O desafio é grande, manter a santidade num mundo perverso, mas Deus nos dá tudo que precisamos. “Porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” 1 João 4:4. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DAVI CONFIA EM DEUS NA SUA ADVERSIDADE


Salmo 3
Vejamos algumas maneiras de como enfrentar a adversidade.

1ª Maneira – “Confie em Deus e o tenha como seu protetor”. (V.3)
·        O escudo na batalha tem o papel de proteger. Dar proteção ao soldado.
·        Davi confiava em Deus o tinha como seu protetor
·        Irmãos diante das nossas adversidades não podemos esquecer que Deus é o protetor.
·        Exemplo de Jó: Jó sofreu pelos que estavam ao seu redor, não pecou nem atribuiu a Deus falta alguma. Depois Jó sofreu pelo que estava acontecendo na sua vida pessoal, as “ulceras”.
·        Muitas pessoas sabem muito bem dar conselhos para os que enfrentam adversidades. Mas tudo fica diferente quando você é a pessoa que está enfrentando adversidade.
·        é justamente neste momento que você mostrará se realmente  você confia em Deus como seu protetor.
·        Senhor és um escudo para mim.
·   No versículo dois notamos um quadro que realmente acontece em nossos dias.
·        Pessoas se levantando para dizer que não há solução. Os incrédulos tem esse hábito, de dizer que não há solução. Mas o triste é quando vemos crentes duvidando e dizendo essas palavras: "Não há solução".
·        2ª Samuel 16:5-8
·        Mesmo assim irmãos continue confiando em Deus como seu protetor.
·        Salmos 46:1 – “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angustia.”

2ª Maneira – “Confie em Deus e lance sobre ele as suas ansiedades” (v.4)
·        Hebreus 10:19-23
·        Devemos orar com a confiança de que Deus vai nos responder;
·        Cheguemos, pois a ele com verdadeiro coração, e inteira certeza de fé.
·        Não podemos chegar diante de Deus com um coração incrédulo. Será que o Senhor vai me responder?
·        Mas cheguemos a ele com inteira certeza de fé.
·        Davi clamou ao Senhor.
·        Não podemos deixar de lado essa ferramenta tão importante diante de nossas adversidades. Mas também nada adianta se orarmos com um coração incrédulo.
·        Ore com confiança pois Deus mostrará a resposta.

3ª Maneira – “confie em Deus, pois ele vai lhe sustentar” (v.5)
·        Eu deitei e dormi porque o Senhor me sustentou.
·        Como alguém no meio de uma adversidade pode dormir tranquilamente?
·        Somente confiando no sustendo de Deus, que deitaremos e dormiremos tranquilamente.
·        Você tem confiado que Deus há de sustentar a sua vida? Que ele já tem feito isso ao longo dos anos?
·        Pois bem não será agora que ele vai te abandonar.
·        Provérbios 16:3 – “confia no senhor as tuas obras.”
·        Salmos 34:4,6,8

4ª Maneira – “Confie em Deus, pois ele é quem peleja por nós” (v.7)
·        Davi convoca Deus para o salvar.
·        Davi ao convocar o seu Deus, reconheceu as suas limitações, sabia que não era capaz de vencer sozinho.
·        Não podemos esquecer que somos limitados.
·        Deus está pronto a nos ajudar.
·     É justamente com essa atitude que então iremos clamar a Deus para que nos ajude.
·        Neste mundo não estamos sozinho.

5ª Maneira – “confie em Deus, pois a salvação virá das mãos dele” (v.8)
·        1ª Coríntios 10:13
·        Davi tinha certeza, que o livramento chegaria pelas mãos do Senhor;

Conclusão: Sabemos que as “adversidades” são inevitáveis. O salmista nos mostra que confiando em Deus podemos ter uma perspectiva melhor diante delas. Quando temos plena convicção que o Senhor faz tudo isso por nós vamos compreender o quanto Deus se importa conosco e que não estamos sozinhos nas adversidades da vida. “... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mt. 28:20b