terça-feira, 23 de outubro de 2012

“APÓS UMA GRANDE VITÓRIA, O DECLÍNIO".

Josué 7
 Qual é o motivo da grande instabilidade espiritual do povo de Deus?

A Obediência a Deus, a Confiança nele, e a sensibilidade para como pecado, ajuda o crente a ter estabilidade espiritual.

O QUE LEVA O CRENTE A INSTABILIDADE ESPIRITUAL?
Veremos três fatos que leva o crente a instabilidade espiritual.

· No capítulo anterior presenciamos uma das mais belas conquista registrada na Bíblia, mas o que aconteceu com aqueles que agiram com tamanha fé diante de uma grande prova?
· Quero deixar bem claro para você que as provas fazem parte de nossas vidas.
· Leiamos (Dt 8:2) E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que [estava] no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

·  Durante quarenta anos Israel foi provado, muitas vitórias, mas também muitas derrotas, por isso  nos chama a atenção quanto a esse assunto tão perigoso: instabilidade espiritual.

· Crente você hoje pode dizer que sua vida espiritual está estável?
Se não espero que esta mensagem possa fazer você refletir e que o Espírito Santo o desperte para mudar.

·  Então vejamos o que levou Israel à instabilidade espiritual.


I. PRIMEIRO FATO QUE MOSTRA O QUE LEVOU ISRAEL A INSTABILIDADE ESPIRITUAL: DESOBEDIÊNCIA

A.     Js 7:1 E TRANSGREDIRAM[1] os filhos de Israel no anátema[2]; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou[3] do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
B.     Diante dessa desobediência olha o que nós encontramos em (Josué 6.17,18) (6:17) Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. (6:18) Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
C.     Deus desde o principio avisou o seu povo. Eu dou a vitória, mas sigam os meus estatutos.
D.    E o que acontece: houve desobediência.
E.     I Samuel 15.22 - (15:22) Porém Samuel disse: Tem [porventura] o SENHOR [tanto] prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer [é] melhor do que o sacrificar; e o atender [melhor é] do que a gordura de carneiros.
F.     Fatos que levaram a desobediência:  Js 7:21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que [estão] escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
G.    Aqui nós encontramos alguns problemas: Cobiça; concupiscência dos olhos, concupiscência da carne, soberba da vida;
H.    Essas tem sido as armas que satanás tem usado para atingir os crentes;
I.       Nós não podemos possuir do anátema, do maldito;
J.      Vamos prestar a atenção nas coisas que Deus proíbe, para que não venhamos desfrutar do anátema e sofrer grandes consequências;

II. SEGUNDO FATO QUE MOSTRA O QUE LEVOU ISRAEL A INSTABILIDADE ESPIRITUAL: AUTOCONFIANÇA (vs.3-5)
Em todo tempo nós dependemos de Deus, você depende de Deus e eu também dependo de Deus;
·  Não suba todo o povo, apenas uns dois mil ou três mil homens, disseram eles.
·  A autoconfiança nada mais é do que orgulho, achar que é forte o suficiente. O orgulho derrubou a satanás;
O que leva uma pessoa a confiar em si mesmo?
1.      Posição social – Naamã achou que por ser um oficial, seria tratado da melhor maneira, e como queria, mas foi humilhado, justamente para aprender que tinha que depender de Deus;
2.      Dinheiro -  leva a pessoa a confiar em si mesmo – eu posso tudo, comprar o que quiser, ir onde eu quero, mas de repente vem uma enfermidade, e aí Deus usa a situação para mostrar quem está no controle, e a pessoa então reconhece que precisa depender de Deus.
3.      O próprio  orgulho – achar que sabe tudo, de repente enfrenta uma situação, que tem que reconhecer que não sabe lidar.

· Sl 33:20 A nossa alma espera no SENHOR; ele [é] o nosso auxílio e o nosso escudo.
·Sl 34:8 Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
·Jr 17:7 Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.
 ·  Jeremias 17.5 - Maldito o homem que confia no homem e faz do seu braço ...
· Ef 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos [lugares] celestiais.
Fatos que comprovam a instabilidade espiritual de Israel desobediência e autoconfiança. E em ultimo lugar, vemos o seguinte:

III. TERCEIRO FATO QUE MOSTRA O QUE LEVOU ISRAEL A INSTABILIDADE ESPIRITUAL: INSENSIBILIDADE PARA COM O PECADO (vs. 6, 18-21)

Ilustração: Um esquimó para caçar um lobo, ele congela uma faca com sangue, e deixa para o lobo lamber, o lobo lambe com tanta intensidade que, quando percebe, sua sensibilidade já não existe, pois o gelo que lambeu deixou sua língua sem sensibilidade e ele está lambendo o próprio sangue.
· Vamos falar de Acã:
· Acã não foi sincero: ficou calado diante do seu pecado.
· Viu seu povo perecer por sua culpa, e nada fez.
· A insensibilidade para como o pecado é uma linha muito perigosa, ninguém está isento.
·  Isso revela falta de temor a Deus
·  O pecado toma conta de tal forma, que a pessoa já não se importa mais.
·  Uma entrevista de um repórter em um lixão, ele perguntou para as pessoas que ali trabalhavam, vocês não sentem o mau cheiro, pois vejo que nem se importam de comer por aqui. Eles responderam com o tempo se acostuma.
·  O crente não pode se acostumar como pecado
·  Quando o crente se acostuma com o pecado, revela a insensibilidade para como pecado.
·  O nosso pecado deve ser confessado (1 João1:9). Não há a necessidade de permitir que muitas coisas aconteçam para depois dizer.
·  Acã foi confrontado depois que Israel tinha perdido a guerra, depois que foi humilhado.

Ez 11:19 E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
Ez 36:24 E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra.
Ez 36:25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
Ez 36:26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.




A instabilidade espiritual, é resultado da desobediência, autoconfiança e insensibilidade diante do pecado.
Um grande alerta para as nossas vidas, para que possamos ter uma estabilidade espiritual, para honra e glória do nosso Deus.





[1] Palavra usada para definir pecado, transgressão da lei; errar o alvo;
[2] Maldito;
[3] É o mesmo que se apossar

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A FÉ EM DEUS NOS FAZ CRER NO INCRÍVEL VER O INVISÍVEL E REALIZAR O IMPOSSÍVEL - PARTE 2



II.                   Eles viram o invisível

A.    Os Vs. 8-11 relatam, o povo executando o plano de Deus. Mas o interessante é que até o momento, nada havia acontecido.
B.     Vamos pensar: Josué nós já demos duas voltas e nada, ficamos quietos e nada;
C.     Vamos analisar dois versículos:
1.        Hebreus 11.1 - Hb 11:1 ORA, a fé é o firme fundamento das [coisas] que se esperam, [e a] prova das coisas que se não vêem.
a.      Irmãos eles teriam que esperar e crer mesmo não vendo nada, eles teriam que crer no Deus invisível.

2.       Em segundo lugar quero chamar a sua atenção para o versículo 10 Não gritareis. Em contraste com Exodo 14.13 - Ex 14:13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. Eles não deveriam ficar agitados. Fp 4:6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
3.      Mas ai você deve estar pensando, eles gritaram depois. O gritar no versículo 16 revela o sentimento que o povo estava tendo em relação a vitória que Deus estava dando, eles estavam vendo o Invisível agir.
4.      As vezes achamos que Deus não está fazendo nada, mas o nosso Deus é um Deus que se manifesta de diversas maneiras.
A fé em Deus nos faz ver o invisível. Mesmo quando não estamos vendo nada Deus está agindo!

III.                Eles realizaram o impossível
Uma frase citada por um homem chamado Hudson Taylor, Missionário na China “EM DEUS FAREMOS PROEZAS”.
Irmãos essa frase é a mais pura verdade, a fé em Deus nos leva realizar coisas demasiadamente impossíveis. Coisas que nós achamos que é impossível, Deus mostra para nós que é possível, ai então realizamos o que é impossível aos homens pelo poder de Deus.
Toda conquista é alcançada com fé em Deus, obediência, perseverança.
A.       Vs. 20 - Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes, as buzinas; e sucedeu [que], ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.
  1. B.     A solução não estaria no método usado (andar 7 vezes em volta da muralha), mas sim na fé deles em Deus, em realizar o impossível.

Sabemos que Deus é quem faz o impossível, mas aqui no texto nos encontramos esse povo realizando o impossível devido a fé que eles tinham em Deus; O desabamento do muro da cidade seria o sinal de que era o Senhor que estava lutando por Israel e que havia entregado a cidade para o seu povo conforme tinha prometido.
·         O muro de Berlim comemorou cinquenta anos de inicio de construção, algo que para muitos era impossível ser derrubado, ele foi derrubado
·         O gigante Golias, impossível aos olhos dos israelitas, Davi foi lá e derrubou o gigante, realizou o impossível.
·         Queridos irmãos Deus nos dá o poder para realizarmos o impossível.
·         Israel realizou e eu  e você também podemos realizar o impossível.
A Fé em Deus nos faz realizar o impossível.
Amados irmão pense em todas as coisas que estão a sua volta e lembre-se que com fé em Deus você pode alcançar cada uma;
Gostaria de terminar com a frase do inicio.

“A Fé Em  Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível. (vamos ler todos juntos)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A FÉ EM DEUS NOS FAZ CRER NO INCRÍVEL, VER O INVISÍVEL E REALIZAR O IMPOSSÍVEL - 1ª PARTE


Josué 6.1-10
George Muller queria depender exclusivamente da ação divina para suprir todas as suas despesas e encargos financeiros. Isto mesmo, nada de ajuda governamental, nada de apelos dramáticos por socorro á sociedade, nada de correntes solidárias ou até de doações humanitárias. Ele queria realmente depender de Deus, fazer verdadeira a palavra que está escrita na Bíblia: "abre bem a tua boca e eu te encherei" Salmo 81.10  e "clama a mim e e eu te responderei"Jeremias 33.3. Isto é, ele chegou a um ponto tal de comunhão com Deus, que tudo de que  tinha falta ( dinheiro, comida, roupa, aluguel, para a manutenção dos orfanatos...)  era convicto que a providência divina há seu tempo chegaria  para suprir. Por isso  o subtitulo do livro é 5 mil orações respondidas.
George Muller  gastava mais tempo em oração do que os afazeres que seu trabalho e obrigações exigiam, mas isto  foi a chave da sua vitória. Pois entendia que se Deus é o nosso Pai ele sempre vai querer ouvir as nossas petições, " e enquanto Ele não responder eu não paro de orar", dizia. Ele orava incessantemente diante das dificuldades que se apresentavam, mas jamais saiu do seu projeto inicial. Deus vai prover tudo, não posso depender de ninguém, a não ser de Deus. Aos seus 65 anos de idade e 34 anos após ter inaugurado seu primeiro orfanato, já tinha em sua instituição 2 mil crianças em 5 prédios próprios que até hoje estão lá.


Irmãos George Muller compreendeu que “a Fé Em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.)

Vamos abrir nossas Bíblias em Josué Capitulo 6.1-10

·         A nação de Israel sob o comando de Josué precisava ter fé em Deus, eles precisavam crer no incrível, ver o invisível, e realizar o impossível.
·        Onde Deus está exigindo fé de sua pessoa?
·         Irmãos nesta grande conquista do povo de Israel, Deus estava exigindo simplesmente fé.
·         Mas quantos estão vivendo pela fé?
·         "O justo viverá pela fé". Romanos 1:17 
·         Sem fé impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6
Então nesta manhã nós veremos como foi que esta nação conquistou um grande triunfo
I.                   Eles creram no incrível
A.    Vs. 1, encontramos a real situação, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel, ninguém saia nem entrava. Este versículo mostra claramente que a situação não era fácil. Um grande muro havia na entrada, Jericó estava rigorosamente fechada, ninguém entrava e ninguém saia. O povo de Israel não podiam chegar muito perto, pois poderiam ficar ao alcance dos arqueiros. Queridos irmão a tarefa era difícil, porem encontramos um maravilhoso dialogo entre Deus e Josué seu servo:
B.     Vs 5 encontramos Deus Dizendo, a grande obra que iria realizar, dando a eles a conquista diante daquele povo.
C.     Vamos analisar:
1.      Deus deu a vitória a eles, mas deixou um método no qual eles teriam que seguir para vencer Deus deixou uma ordem! Qual foi o método:
2.      Todos os homens de guerra deveria rodear a cidade cercando-a uma vez; assim por seis dias;
3.      Aí vemos uma grande sequencia do numeral sete: sete sacerdote levarão sete buzinas de chifre de carneiro, no sétimo dia rodeareis sete vezes, e os sacerdotes tocarão a buzina. Ouvindo o povo o som da buzina,  o povo deveria gritar com grande brado e...
4.      O muro da cidade cairá abaixo.
5.      Irmãos vamos nos colocar na situação daqueles homens de guerras. Até o momento eles sempre tinham lutado contra os inimigos, mas Deus agora pede que eles rodeiem, cantem e gritem.
6.      Quantos de nós se estivéssemos nesta situação estaríamos disposto a fazer o que Deus pediu? Quantos de nós não iriamos rir. Quantos de nós não agiríamos na incredulidade?
7.        Há pastor, mas naquela época era mais fácil Deus falava com o povo diretamente, era mais fácil de crer. Mesmo Deus falando com o povo, muitas vezes o povo agiu na incredulidade, jamais na história e em nossos dias encontraremos Deus abandonando o seu povo. I Cor. 10:9; 1Co 10:9 E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
8.      O povo pereceu por incredulidade na jornada no Deserto
9.      Em nossos dias as coisas difíceis de serem alcançadas Deus diz para fazer o que, crer e obedecer.
10.  Pense ai em algo que aos nossos olhos é difícil crer que há solução
a.       Vamos ser sinceros, aos nossos olhos muitas vezes o problema é grande! Mas você já parou para pensar o que Deus pensa disso? Que para ele nada é impossível!  Agora qual deve ser o nosso papel: ORAR. Irmãos quando fazemos o apelo, para que orem pela situação, é porque é somente por Deus. Mas ai, encontramos muitos agindo na incredulidade, sendo que Deus pede que lancemos todas as coisas a ele. Se não oramos e nem chegamos a casa do nosso Deus para orar, isso mostra que você não está disposto a crer no incrível, naquilo que seus olhos não podem ver!
b.      Pense ai no seu esposo ou esposa, ou parente que tanto deseja que se converta, há pastor acho que não tem jeito mais não, até parei de orar. Devemos crer que Deus está no controle de tudo.
c.       Talvez seu filho ou filha (excelente atitude da sociedade feminina em orar pelos filhos: “Mães de joelhos filhos de pé” (Senhoras não desanimem deste ministério). Imaginem se seguirmos o exemplo dessas mulheres: “Crentes que oram, famílias de pé, igreja de pé”, e etc)
Meus irmãos a fé em Deus nos faz crer no incrível.
Note agora a atitude deles:
·         Vs. 8 - E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do SENHOR, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do SENHOR os seguia.
·         Irmãos nós não vemos no texto o povo tendo as seguintes atitudes: zombando de Josué, rindo, achando que o meio escolhido por Deus, era ruim, chato e ultrapassado. Nós vemos uma nação crendo no incrível
·         A fé em Deus nos faz crer no incrível.


Em Breve

Queridos irmãos e amigos, em breve estarei postando algumas mensagens e estudos. Que Deus abençoe a todos.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Para Edificação

Assim como outros Blogger já foram criados, estou criando este com o propósito de edificar vidas com a Palavra de Deus, e também anunciar a graça de Deus em Cristo Jesus.