quarta-feira, 17 de abril de 2013

SANTOS QUE VIVEM


ESTUDO NO LIVRO DE EFÉSIOS
Estudo 01
Santos que vivem

Conta se a história de uma mulher chamada “Hetty” Green. Ela entrou para a historia como a “mulher mais sovina (avarenta) da América” e, no entanto, quando morreu em 1916, “Hetty” Green deixou um espólio estimado em mais de 100 milhões de dólares. Ela comia mingau de aveia frio para não gastar gás de cozinha. Seu filho teve de sofrer uma amputação, pois ela demorou tanto tempo para encontrar atendimento gratuito que o caso tornou-se incurável. Era rica e, no entanto, escolheu viver como indigente. Excêntrica? Sem duvida alguma! Maluca? Talvez... mas não a ponto de alguém provar isso. Foi tão insensata que apressou a própria morte ao sofrer uma apoplexia [1.Afecção cerebral que se manifesta imprevistamente, acompanhada de privação dos sentidos e do movimento, determinada por lesão vascular cerebral aguda (hemorragia, embolia, trombose).
2.Qualquer das afecções resultantes da formação rápida de um derrame sanguíneo ou seroso no interior de um órgão.]
, enquanto discutia sobre as vantagens de beber leite desnatado!
No entanto, inúmeros cristãos hoje em dia vivem como Hetty Green: possuem riquezas ilimitadas a sua disposição e, no entanto, vivem como indigentes. Foi para cristãos desse tipo que Paulo escreveu a Epistola aos Efésios. [1]

O AUTOR (V.1)

Há certos nomes na história que identificamos de imediato, e “Paulo” é um deles. Seu nome, originalmente, era “Saulo” (Atos7:58); e uma vez que era da tribo de Benjamim, é provável que tenha recebido esse nome por causa de Saul, o primeiro rei de Israel. Saulo era um rabino devoto, Saulo tornou-se um líder do movimento anticristão  em Jerusalém. Mas foi capturado pelo Senhor Jesus Cristo e convertido.
Paulo então tornou-se o apóstolo dos gentios. Enquanto ministrava na igreja de Antioquia, foi chamado pelo Espírito para levar o evangelho aos gentios e obedeceu.
Quase dez anos depois escreveu a seus amigos queridos em Éfeso. Sua situação prisioneiro do Senhor.
Assim essa carta foi escrita em Roma por volta do ano 62 d.C. Apesar de estar sendo julgado, Paulo demonstrou sua preocupação com as igrejas que havia fundado.

A CONGREGAÇÃO (1b, 2)
Paulo se dirige a congregação dizendo o seguinte: “aos santos que estão em Éfeso, e fiéis a Cristo Jesus”:
Santo? De que santo Paulo estaria falando de imagens? Se estiver falando de pessoas há alguém que seja santo?
Veremos agora o que a Bíblia diz sobre essa palavra.
Nenhuma palavra no Novo testamento sofreu mais do que o termo santo. Até mesmo o dicionário define santo como uma pessoa oficialmente conhecida por sua santidade de vida. Quem é encarregado desse reconhecimento oficial? Normalmente, alguma instituição religiosa, e o processo pelo qual o indivíduo torna-se um santo é conhecido como canonização.
Como é feito isso: A vida da pessoa falecida é examinada com cuidado, a fim de averiguar se ela é qualificada para receber esse titulo. Se o caráter e a conduta da pessoa são considerados irrepreensíveis e se ela realizou pelo menos dois milagres, então é qualificada para a canonização.
Por mais interessante que seja esse procedimento, não encontramos fundamento para ele na Bíblia.
·         Em nove ocasiões desta carta, Paulo dirige-se a seus leitores chamando-os de santo. (Ef. 1.1, 15, 18; 2:19; 3:8, 18; 4:12; 5:3; 6:18)
·         São santos vivos e não mortos, apesar de terem estado mortos nos seus delitos e pecados. Também fica claro que nunca realizaram um milagre, apesar de terem experimentado um milagre ao crer em Cristo como seu salvador.

1.    O termo santo
É apenas uma das muitas designações usadas no Novo Testamento para descrever aquele que creu em Jesus Cristo como Salvador. A pessoa não está viva não apenas fisicamente, mas também espiritualmente (Ef. 2:1)
os cristãos também são chamados de discípulos, e aquele que são do Caminho, e santos
a.    A palavra santo significa “alguém separado” colocado a parte.
·         Quando o pecador crê em Jesus Cristo como salvador, é tirado do “mundo” e colocado “em Cristo”.
·         O cristão está no mundo fisicamente, mas não é do mundo espiritualmente.
·         Todo cristão verdadeiro possui o Espírito Santo, e é pelo poder do Espírito que os cristãos são capazes de existir e de atuar no mundo.
b.    De que maneira as pessoas de Éfeso tornaram-se santas? A resposta pode ser encontrada em duas palavras “fiéis” e “graça”.
·         Quando Paulo dirige sua carta aos santos fiéis em Cristo Jesus, não está se dirigindo a dois grupos diferentes. O termo fiel refere-se “aqueles que creem em Cristo”. Essas pessoas não eram salvas porque levavam uma vida fiel, mas sim porque depositaram sua fé em Cristo e receberam a salvação. Esse fato fica bem claro em Efésios 1:12-14,19.
Aplicação: Agora se temos um nome que significa alguém que um dia foi separado, como devemos proceder?
·         No mercado geralmente tem alguém responsável para analisar a situação das frutas, legumes e verduras. Diariamente as frutas, legumes e verduras, são separadas das que estão podres.
·         Foi assim que aconteceu com as nossas vidas, Deus nos resgatou das coisas deste mundo podre e nos colocou em um lugar maravilhoso.
·         Agora o que aconteceria se as frutas, legumes e verduras ficassem junto com as que estavam podres, iriam para o mesmo caminho. O lixo, pois toda fruta, legume e verdura estão sujeitos ao estado de apodrecimento.
·         Assim com as nossas vida se continuássemos na situação que estávamos iriamos para o mesmo lugar que todo aquele que não reconhece seu pecado e não se arrepende e  não crê que Jesus é o Salvador, vai. O inferno.
·         Um outro processo de separação acontece também com as frutas, legumes e verduras. Elas são separadas das que estão podres. Qual o propósito: para que elas não se contaminem.
·         Assim meu jovem acontece também com as nossas vidas Deus nos oriente a andarmos separados das coisas deste mundo para que não sejamos contaminados por eles.
A Bíblia então vai nos orientar da seguinte maneira. Efésios 4:10-13
OBJETIVO (1:3)
Mesmo que trate de vários assuntos diferentes, cada livro da Bíblia tem seu tema e sua mensagem específicos. Gênesis é o livro dos princípios; Mateus é o livro do reino; Gálatas é o livro da liberdade. Efésios apresenta o tema desta epistola: as riquezas do cristão em Cristo.
       1 -  A fonte de nossas bênçãos
  2 - A abrangência de nossas bênçãos
  3 - Esfera das nossas bênçãos

FONTE: WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo







Nenhum comentário:

Postar um comentário